Todo cuidado que sua
família precisa
em um único lugar!
Todo cuidado que sua
família precisa
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A Clínica

A Neurokids é uma clínica de reabilitação Neurológica interdisciplinar, composta por uma equipe altamente qualificada, que está sempre em busca de inovações nacionais e internacionais baseadas em evidências científicas, que tragam os melhores resultados aos pacientes, com características progressivas de acordo com suas capacidades e limitações, sejam elas, alterações motoras, sensoriais, comportamentais e/ou cognitivas.

A Neurokids trabalha com responsabilidade e otimismo, em uma estrutura de ponta, desenvolvida para proporcionar autonomia e a qualidade de vida. Pensando em cada detalhe para tornar o dia a dia dos pacientes ainda mais divertido e encantador, o espaço é desenvolvido para trazer o aconchego, acolhimento e o bem-estar, além de estar recheado de muito amor e inclusão social.

A Neurokids é acima de tudo uma família! Família foi tocada pela necessidade especial de alguém que amamos muito, alguém que nos ensinou o grande propósito da vida, alguém que hoje se faz presente em cada detalhe aqui e que nos ilumina lá do céu. E é o mesmo carinho, cuidado e estrutura que dedicamos e construímos para ele, que oferecemos para sua família, que hoje tornou-se NOSSA.

Pensando no bem-estar dos familiares, contamos com:

● Psicoterapia para familiares

● Academia para Pais

● Sala de espera ampla para acolher sua família

● Estacionamento para + de 60 carros

● Assistência social com atendimento exclusivo para nossos pacientes

Para otimizar o tempo de espera dos responsáveis por nossos pacientes, contamos com:

● Coworking para pais 

● Extranet exclusiva para uma comunicação efetiva com a Família

Para incentivar nossos pais empreendedores, contamos com:

● Feira mensal de Mães Empreendedoras

Feira mensal de desapego

Pensando em estimular nossas crianças e Adolescentes com oportunidades diferenciadas, contamos com:

● Esportes e aulas de dança adaptados

Atividades em grupo com profissionais especializados (Musicalização, Psicomotricidade, Reforço Escolar e Habilidades sociais) 

Todas as especialidades de reabilitação que seu filho precisa em um único lugar

Sala de Estimulação Multissensorial – Neuro Ludikids

Moove Baby – Academia para Bebês

Casa Lúdica: Loja de brinquedos Educativos

● Código Kid – Escola de Tecnologia e Robótica

E para nossa Equipe, contamos com:

● Sala de descanso para Terapeutas

Intranet exclusiva para uma comunicação efetiva com nossa equipe

Nossas Unidades

NeuroKids Colombo

Nossa estrutura

Contamos não apenas com um ambiente confortável, amplo e bem estruturado, mas também com profissionais capacitados para que o seu pequeno(a) obtenha evoluções significativas. Fazemos com que o dia a dia das crianças seja leve e divertido em suas terapias, com profissionais apaixonados pelo que fazem!

• Espaço kids

• Código Kid

• Estilo e Magia

• Moove Kids

• Cero

• Neuro Ludikids

• Coffee NK

• Casa Lúdica

Av. Prefeito João Batista Stocco, 1814 | São Gabriel, Colombo – Paraná

Convênios

Equipe da Unidade

John Doe
Software Engineer
John Doe
Software Engineer
John Doe
Software Engineer
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Software Engineer
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NeuroKids Curitiba

Nossa estrutura

Possuímos um amplo espaço que conta com um Centro Médico e diversos profissionais capacitados para atender da melhor forma o seu pequeno(a).
Transformamos o dia a dia das crianças, de forma leve e descontraída, para que elas possam se sentir confortáveis em suas terapias. 

• Espaço kids

• Código Kid

• Estilo e Magia

• Auditório

• Moove Kids

• Cero

• Neuro Ludikids

• Centro Médico

• Coffee NK

• Casa Lúdica

• Edukare

Av. Rep. Argentina, 151 | Água Verde, Curitiba – Paraná

Convênios

Equipe da Unidade

John Doe
Software Engineer
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Software Engineer
John Doe
Software Engineer
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Software Engineer
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Análise do Comportamento Aplicada
(ABA)

O primeiro estudo do ABA é datado de 1949, essa área possui mais de 70 anos de investigação científica. 

É uma ciência que tem como objetivo aprimorar comportamentos sociais relevantes, ensinar habilidades que ajudem os indivíduos de forma que eles sejam capazes de serem independentes e de participar de grupos sociais. Sendo ele altamente indicado para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Psicologia

O terapeuta comportamental é o profissional de psicologia que fundamenta sua intervenção clínica baseado na análise do comportamento, fazendo uso de técnicas específicas, como por exemplo: a análise funcional que tem como objetivo saber como, quando e onde os comportamentos alvos ocorrem e que função e valor esse comportamento tem para o paciente. Para além disso, visa desenvolver e aprimorar comportamentos socialmente relevantes, ensinando habilidades que sejam capazes de fazer com que o paciente consiga acessar itens, atividades e espaços que promovam o seu bem-estar, melhorando a qualidade de vida.

Terapia Ocupacional

A terapia Ocupacional (TO) tem como principal objetivo contribuir diretamente na qualidade de vida das pessoas de todas as faixas etárias, principalmente dos indivíduos que têm alguma limitação ou incapacidade de realizar as atividades do dia a dia. Este campo de conhecimento e intervenção, quando unido com a Ciência ABA – utilizando de princípios, técnicas e procedimentos – proporciona ao terapeuta um olhar integral e complexo do indivíduo, perpassando o comportamento e desempenho ocupacional.

Fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma especialidade profissional dentro da área de humanas e biológicas, que tem como principal atuação intervir em dificuldades de comunicação, de forma ampla, englobando vários métodos e estratégias para promover a linguagem e melhorar a socialização. Na Análise do Comportamento Aplicada, a fonoaudiologia se beneficia das ferramentas dispostas para uma intervenção mais satisfatória, através dos registros e monitoramento da evolução do indivíduo, além da possibilidade de realizar análise funcional dos comportamentos que possam estar dificultando a aprendizagem. Para além disso, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de inserir estímulos e adicionar aos programas de ensino baseados em ABA toda e qualquer especificidade necessária observada e avaliada, proporcionando a evolução da criança no aspecto comunicativo.

Acompanhamento Terapêutico

O Acompanhante Terapêutico (AT) é um profissional que desempenha sua prática clínica fora dos espaços comuns de tratamento (consultório) e que ocorre usualmente em contextos de vida de quem é acompanhado, utilizando o cotidiano como espaço privilegiado para implementar suas intervenções. É uma modalidade terapêutica voltada à promoção da inclusão social e o desenvolvimento da possibilidade de transitar nos espaços sociais. É importante destacar que sua atuação incide em colaborar e auxiliar o terapeuta comportamental e/ou equipe multidisciplinar.

Avaliação Motora e Comportamental

A avaliação motora é importantíssima no desenvolvimento infantil, é através dela que os profissionais da saúde identificam atrasos no desenvolvimento motor, e se necessário traçam o plano de tratamento do paciente e/ou conseguem passar orientações às famílias a respeito do estímulo necessário à criança. Vale frisar que o conhecimento pleno sobre os marcos do desenvolvimento motor é extremamente importante e fundamental para uma boa avaliação motora por parte da equipe multidisciplinar, e a equipe Neurokids é amplamente qualificada e capacitada para realização delas.

A avaliação motora tem por finalidade, fornecer informações pertinentes à prescrição de programas e atividades motoras, além da avaliação desses programas em crianças com desvios no sistema motor e alterações no desenvolvimento, ajudando a identificar possíveis transtornos físicos, psicológicos, afetivos e neurológicos, auxiliando os pais, professores e outros envolvidos na vida da criança, a lidar com a situação, e, intervir no desenvolvimento motor da criança.
Avaliamos normalmente os seguintes critérios: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal (imitação de posturas e rapidez), organização espacial, organização temporal (linguagem e estruturas temporais), lateralidade (mãos, olhos e pés), além de marcos motores como: controle de cabeça, controle de tronco, extensão de proteção para frente, lados e atrás, sentar, engatinhar, rolar, andar, pular e correr.
As Escalas de avaliação do desenvolvimento e habilidades motoras podem ser realizadas desde o recém-nascido e as mais utilizadas na Neurokids são: AIMS, PEDI, Escala Bayley, GMFM e GMFCS. Porém existem várias escalas disponíveis, e a seleção de cada escala varia de acordo com a faixa etária do paciente e de seu diagnóstico. A Avaliação é individualizada e cada criança tem sua avaliação e resultados apresentados à família.

Equoterapia

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, onde o praticante é o protagonista da própria terapia.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico, psíquico e social. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além de vários outros ganhos neste sentido. A interação com o cavalo de forma global, ou seja, montado ou não, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. É um método que habilita, reabilita, educa, previne e capacita o praticante de forma global.

Indicações 

  • Epilepsia Controlada; e Não Controlada (alguns casos);
  • Distúrbios Comportamentais / Sociais – Autismo, esquizofrenia, distúrbio de atenção, hiperatividade;
  •  Distúrbios Sensoriais – deficiência visual, deficiência auditiva;
  • Doença de Parkinson;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Mielomeningocele;
  • Multiesclerose;
  • Hidrocefalia; Macrocefalia e Microcefalia.
  • Cardiopatia
  • Síndrome de Down

 

Benefícios

Ganhos Fisioterapêuticos – regulariza tônus muscular, melhora posicionamento (reeducação postural); promove melhora do equilíbrio.

Ganhos Psicológicos – desenvolve autoestima, confiança, autonomia, senso de responsabilidade e independência; aumenta o conhecimento das próprias capacidades, estimula cooperatividade e colaboração; trabalha a consciência corporal, aceitação dos limites, afetividade e socialização.

Ganhos Fonoaudiológicos – proporciona a estimulação de todos os sentidos: auditiva, gustativa, olfativa, tátil e visual; estimula a memória visual e auditiva; estimula o desenvolvimento motor, linguístico, comportamental e cognitivo

Musicoterapia

Musicoterapia é a utilização da música e de seus elementos (ritmo, melodia e harmonia) em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, interação social, aprendizado, expressão, necessidades emocionais, sociais e cognitivas, mobilização, organização entre outros a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de crianças e adultos.

É indicada para:

• Desenvolvimento de habilidades sensório-motoras

• Desenvolvimento da Memória

• Alívio da dor

• Aumento da capacidade respiratória

• Estimulação da coordenação motora

• Melhorar distúrbios de comportamento

Pedagogia

O propósito da Pedagogia é oferecer uma metodologia educativa que garanta o aprendizado das pessoas com diversos tipos de deficiência. Na Neurokids o pedagogo atua na especialidade de Estimulação Visual e Psicopedagogia.

Estimulação Visual

A Habilidade de ver pode ser aprendida ou resgatada em qualquer idade, através de um programa de estimulação baseada em experiências visuais progressivas, planejadas e adequadas ao paciente com comprometimento no seu funcionamento visual, captação, processamento ou até mesmo por erros, refracionais não corrigidos por lentes (distúrbios visuais), buscando favorecer a eficiência da visão residual (baixa visão), o seu desenvolvimento psicomotor e uma melhor qualidade de vida. Os exercícios realizados na sessão vão variar de acordo com a necessidade do paciente, visto que o mesmo passa por uma avaliação da visão em todos os atendimentos.

Psicopedagogia

O Psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Ele inicia o seu tratamento com o diagnóstico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem.

O(a) psicopedagogo(a) irá investigar o que não está bem com a criança em relação a uma conduta esperada a aprendizagem. Nessa investigação busca-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no processo, esclarecendo a queixa da família e da escola.
Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, é realizada uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem.
A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica

Psicomotricidade

Funcional

A Psicomotricidade Funcional irá trabalhar com a criança o refinamento de seus movimentos através de vivências lúdicas e prazerosas. Nela a criança aprende a construir seu esquema corporal trabalhando suas limitações e potencialidades. Assim, irá aumentar seu repertório motor gerando um ganho, não só na parte motora como também, auxiliando nas questões relacionadas à aprendizagem.

Relacional

A psicomotricidade relacional tem como base a brincadeira (jogo) espontâneo, advindo das demandas relacionais, sociais e cognitivas de cada praticante. A mesma se desenvolve a partir da vontade do indivíduo, onde o profissional deve ter um olhar atento às atitudes motoras e conversas e assim, inserindo materiais como bolas, tecidos, bastões, arcos e outros. A partir do desenvolvimento do jogo o praticante traz suas demandas e assim o profissional direciona a brincadeira. São realizadas conversas na entrada e saída, bem como combinados, demonstrando o limite da brincadeira e do outro indivíduo que possa estar compartilhando da atividade.

Aquática

É uma concepção metodológica definida como estimulação das potencialidades do sujeito, utilizando a água como meio de ação, por intermédio do movimento e das relações que este sujeito desenvolve com o espaço, os objetos, com outras pessoas e com ele mesmo.
Promove estímulos em três áreas específicas: motora, cognitiva e afetiva. A criança é estimulada dentro de suas capacidades já encontradas de forma a ganhar novas aquisições. Jogos lúdicos, brincadeiras que trazem a criatividade e espontaneidade fazem com que a criança desenvolva habilidades e crie novas.

Escolar

A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. A psicomotricidade é muito importante na escola, pois trabalha na prevenção de problemas de dificuldades de aprendizagem relacionados à: afetividade, leitura e escrita, matemática, atenção, lateralidade, dominância lateral, funções cognitivas, socialização e trabalho em grupo.

Psicopedagogia

O Psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção.

Ele inicia o seu tratamento com o diagnóstico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Irá investigar o que não está bem com a criança em relação a uma conduta esperada a aprendizagem. Nessa investigação busca-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no processo, esclarecendo a queixa da família e da escola.

Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, é realizada uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem.

A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica.

Assistência Social

O Serviço de Assistência Social da NK acompanha as famílias das crianças (responsáveis legais, familiares, tutores(as) legais, acompanhantes – babás por exemplo) e através da escuta qualificada e empática orienta, caso cabível, sobre os direitos da/do deficiente, bem como no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas, projetos e demais informações necessárias para a inserção e permanência da criança na clínica, assegurando o bem-estar dos indivíduos. O Serviço de Assistência Social da NK também dá o suporte e acolhimento para a equipe técnica validando os relatos de potenciais violações de direitos sociais das/dos pacientes (exemplos: ausência de tutoria na escola, comportamento incomum da criança, negativas da família em continuidade do tratamento em casa, dentre outras)

Fisioterapia

O Serviço de Fisioterapia desenvolve um trabalho que abrange medidas curativas e tem como foco também a prevenção e a reabilitação.

A maioria das pessoas tem uma visão de que a fisioterapia atua apenas na reabilitação, ou seja, em crianças que tenham algum atraso, síndrome ou qualquer transtorno em seu desenvolvimento.
Entretanto, o profissional de fisioterapia trabalha também de forma preventiva, avaliando e acompanhando periodicamente o desenvolvimento dos bebês, sugerindo atividades para estimular seu desenvolvimento e orientando os pais e a escola a estimular e cuidar.

Bandagem Neuromuscular

Essa terapia foi concebida a partir de faixas elásticas adesivas, compostas apenas por algodão, sem medicamento.

Sua ação se dá por diversas formas, sendo o sistema sensorial tátil e proprioceptivo os principais estimulados. Busca efeitos neurofisiológicos e biomecânicos, estimulando a região tegumentar e suas devidas proporções. Pode se buscar estímulos de alongamento, fortalecimento, melhora da circulação linfática, trabalho visceral, entre outros.

 

 

A bandagem funcional possui várias modalidades de aplicabilidade, dentre as principais está a estimulação sensorial, trabalhando com os principais receptores na pele. Além disso, pode-se trabalhar a ativação ou inibição de algum músculo que esteja em desequilíbrio, há também o formato de estabilizações articulares, quando o material é aplicado de forma a conter uma articulação em posição anatômica. Essas formas de aplicações visam a funcionalidade do indivíduo.

Contenção Induzida

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação utilizada para aumentar o uso de um membro superior ou inferior em pacientes com disfunções neurológicas.

A terapia é feita por meio de um protocolo que envolve a prática intensa de exercícios específicos e a restrição do membro não afetado.

Fisioterapia Aquática

A hidroterapia tem como objetivo reabilitar o paciente dentro de uma piscina aquecida, onde se deve avaliar o potencial, estimular as capacidades e superar as limitações. Essa modalidade da fisioterapia é uma aliada fundamental na reabilitação de pacientes acometidos por disfunções neurológicas.

 

Os benefícios terapêuticos da imersão em água aquecida são relaxamento muscular, alívio da dor, aumento da circulação sanguínea, redução do impacto e da agressão sobre as articulações pela diminuição do peso aparente.

Fisioterapia Respiratória

É um conjunto de técnicas não invasivas, que tem como objetivo promover melhor capacidade pulmonar, otimizando o transporte de oxigênio, prevenindo e revertendo disfunções nos processos da respiração, gerando máxima funcionalidade e qualidade de vida.

O objetivo da Fisioterapia Respiratória não se restringe ao tratamento, pois engloba também a prevenção às doenças respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias aéreas, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. Os exercícios respiratórios são de extrema importância para o andamento do tratamento junto à aplicação das demais técnicas da Fisioterapia Respiratória. Os exercícios propõem a melhora na condição respiratória do paciente a partir da mobilização dos músculos ventilatórios que compõem seu sistema respiratório.

As técnicas utilizadas variam de acordo com o quadro clínico de cada paciente, devendo ser definido pelo profissional capacitado, durante o atendimento.

Intervenção Precoce

A Intervenção Precoce é a estruturação de um programa de acompanhamento e intervenção multiprofissional e interdisciplinar com crianças que necessitam de estímulos dirigidos e adequados em seus primeiros anos de vida

 

Utiliza técnicas e recursos terapêuticos capazes de estimular todos os domínios que interferem na maturação da criança, para favorecer o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social, evitando ou amenizando eventuais prejuízos.

Método RTA
(método Reequilíbrio Toracoabdominal)

É uma abordagem da fisioterapia que avalia e trata o sistema respiratório de maneira integral em todas as idades. Tem por objetivo, incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através do sinergismo muscular-respiratório. Essa reorganização, durante repouso e/ou atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular respiratório, melhorando a ventilação pulmonar.

Ao abordar os distúrbios respiratórios de forma abrangente é possível vislumbrar uma reabilitação da função respiratória, reintegrando a respiração à atividade sensório-motora global, oferecendo à criança a possibilidade de uma melhor qualidade de vida, valorizando suas potencialidades e, acima de tudo, reduzindo o esforço muscular respiratório.

Terapia Intensiva Pediasuit

A Terapia Intensiva PediaSuit, destinada para o tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, utiliza uma órtese dinâmica (suit), onde são realizadas atividades contra a resistência dada pelos elásticos, aumento proprioceptivo e realinhamento postural, utiliza-se como recurso terapêutico uma gaiola de habilidades, onde é possível realizar exercícios com as polias, anulando a ação da gravidade para fortalecer a musculatura, aprendendo assim o movimento, melhorando a amplitude do movimento e, preparando-o assim, para um treino funcional

Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos, é um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança, eliminando os reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

Em um programa de terapia regular seriam necessários mais de 6 meses para a criança completar 60 a 80 horas de terapia. Por esta razão, com o protocolo intensivo, os resultados podem ser vistos precocemente.

Theratogs

Consiste em uma roupa terapêutica de treinamento neuromotor, postural e sensorial, desenvolvida com material leve, flexível e respirável. Com este método Estudos têm demonstrado efetiva melhora no equilíbrio, padrão de marcha e alinhamento osteoarticular, permitindo ao usuário ganhos significativos relacionados às suas atividades de vida diárias.

 

Esse recurso é ajustado individualmente de acordo com a necessidade do paciente, composto por short e colete podendo ser estendidos aos membros superiores e inferiores, além disso dispõe de diversos modelos de tiras elásticas e velcros, especialmente desenvolvidos para serem fixados nas diversas partes do corpo, de acordo com a necessidade clínica de cada paciente. Ele pode ser utilizado durante as terapias, assim como nas demais atividades de vida diárias, permitindo ao usuário utilizá-lo até 16 horas diárias.

Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas de função, movimento e tônus. Trabalha com a reabilitação de movimento, a partir da compreensão e da percepção do movimento. Usa-se a captação de movimentos, objetivando a melhora da qualidade de vida e da função dos pacientes neurológicos. O Método Bobath é utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Nos tratamentos são utilizados equipamentos como, bola suíça, rolos, andadores, entre outros. O paciente aprende a obter um maior controle proprioceptivo e noção espacial, o que estimula o movimento.

Seus benefícios são inúmeros, sendo alguns deles:
● Inibição/integração de padrões posturais primitivos;
● Desenvolvimento de reações posturais normais;
● Normalização do Tônus anormal;
● Melhora da Função Motora.

Gameterapia

Consiste na utilização de videogames em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas que, além de humanizar o tratamento muitas vezes doloroso e exaustivo, possibilita interatividade e acessibilidade para pacientes com deficiência.

Conta com o auxílio da tecnologia, permitindo o uso de jogos eletrônicos, programas de vídeo games ou softwares desenvolvidos principalmente com sensores de movimento, em sessões terapêuticas de fisioterapia. Tem aplicações para melhoria de postura, reabilitação física, estímulo neurológico, entre outras.

Nutrição

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Psicologia

Intervenção ABA

O terapeuta comportamental é o profissional de psicologia que fundamenta sua intervenção clínica baseado na análise do comportamento, fazendo uso de técnicas específicas, como por exemplo: a análise funcional que tem como objetivo saber como, quando e onde os comportamentos alvos ocorrem e que função e valor esse comportamento tem para o paciente. Para além disso, visa desenvolver e aprimorar comportamentos socialmente relevantes, ensinando habilidades que sejam capazes de fazer com que o paciente consiga acessar itens, atividades e espaços que promovam o seu bem-estar, melhorando a qualidade de vida.

Avaliação Psicológica

O objetivo da avaliação psicológica é buscar entender através de técnicas específicas as diferenças individuais, em relação às habilidades, capacidades de personalidade, comportamento ou algum conflito interno da criança.

O psicólogo irá planejar e realizar o processo de avaliação com base nos aspectos técnicos e teóricos. Tudo com base em: contexto, propósito da avaliação e outros assuntos psicológicos a serem investigados.

Avaliação Psicopedagógica e Neuropsicológica

Estas avaliações são essenciais para entendermos se o desenvolvimento da criança ou do adolescente está ocorrendo de maneira adequada. O objetivo principal destes procedimentos é atuar de forma preventiva, avaliando e investigando as capacidades cognitivas da criança.

A avaliação normalmente é feita entre 4 a 6 sessões com duração de 50 minutos. Sendo feitas entrevistas com os responsáveis, aplicação de questionários, observações clínicas a respeito do brincar e dos comportamentos da criança, também é realizada uma investigação das funções neurocognitivas.

Estimulação Cognitiva

A Estimulação Cognitiva tem como enfoque preservar ou aprimorar o desenvolvimento dos processos mentais que se encontram na cognição. Busca desenvolver as capacidades e funções cognitivas que a criança em seu desenvolvimento vem apresentando como atrasos ou dificuldades. As funções cognitivas estão diretamente relacionadas à memória, raciocínio, atenção, capacidade de análise e síntese, resolução de problemas, reversibilidade e organização do pensamento, entre outras.

Tratamento Psicopedagógico

O Psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Ele inicia o seu tratamento com o diagnóstico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Irá investigar o que não está bem com a criança em relação a uma conduta esperada a aprendizagem. Nessa investigação busca-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no processo, esclarecendo a queixa da família e da escola.

Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, é realizada uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem.

A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica.

Psicoterapia Infanto-Juvenil

A psicoterapia infanto-juvenil tem por finalidade trabalhar questões de ordem psicológica e comportamental, tais como ansiedade, depressão, dificuldade de relacionamento e baixa autoestima. A terapia deve ser planejada e adaptada às necessidades específicas de cada criança, e a eficácia da intervenção deve ser medida com seus próprios avanços. Para tanto, os atendimentos psicológicos buscam alguns objetivos, dentre eles fortalecer a estrutura emocional do paciente, permitir que compreenda as causas do que lhe acomete para que possa encontrar recursos psíquicos para lidar com as suas dificuldades, desenvolver meios de agir, além de ajudar a relacionar problemas pontuais.

Fonoaudiologia

O Setor de Fonoaudiologia da Clínica Neurokids trabalha em diversas especialidades, entre elas: disfagia, motricidade oral (MO) e linguagem.

Na disfagia (que é a dificuldade em deglutir) e na motricidade orofacial (MO) responsável pelo tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição, que são as chamadas funções estomatognáticas e nas áreas de fala, linguagem oral e escrita.
O fonoaudiólogo é responsável pelo estudo da comunicação humana, aplica métodos e técnicas de prevenção e terapia, realizadas na comunicação oral, escrita, voz e audição. As alterações de linguagem existentes podem ser primárias, como o distúrbio específico de linguagem ou secundárias como a ausência da fala funcional, desta forma se faz necessária à introdução e desenvolvimento de Sistemas Alternativos de Comunicação.
Reabilitação na disfagia (que é a dificuldade em deglutir) e na motricidade orofacial (MO) responsável pelo tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição, que são as chamadas funções estomatognáticas e nas áreas de fala, linguagem oral e escrita.

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

A fonoaudiologia é uma especialidade profissional dentro da área de humanas e biológicas, que tem como principal atuação intervir em dificuldades de comunicação, de forma ampla, englobando vários métodos e estratégias para promover a linguagem e melhorar a socialização. Na Análise do Comportamento Aplicada, a fonoaudiologia se beneficia das ferramentas dispostas para uma intervenção mais satisfatória, através dos registros e monitoramento da evolução do indivíduo, além da possibilidade de realizar análise funcional dos comportamentos que possam estar dificultando a aprendizagem. Para além disso, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de inserir estímulos e adicionar aos programas de ensino baseados em ABA toda e qualquer especificidade necessária observada e avaliada, proporcionando a evolução da criança no aspecto comunicativo.

Bandagem Neuromuscular

Essa terapia foi concebida a partir de faixas elásticas adesivas, compostas apenas por algodão, sem medicamento.

Sua ação se dá por diversas formas, sendo o sistema sensorial tátil e proprioceptivo os principais estimulados. Busca efeitos neurofisiológicos e biomecânicos, estimulando a região tegumentar e suas devidas proporções. Pode se buscar estímulos de alongamento, fortalecimento, melhora da circulação linfática, trabalho visceral, entre outros.

 

A bandagem funcional possui várias modalidades de aplicabilidade, dentre as principais está a estimulação sensorial, trabalhando com os principais receptores na pele. Além disso, pode-se trabalhar a ativação ou inibição de algum músculo que esteja em desequilíbrio, há também o formato de estabilizações articulares, quando o material é aplicado de forma a conter uma articulação em posição anatômica. Essas formas de aplicações visam a funcionalidade do indivíduo.

Laserterapia

O laser de baixa potência é um tipo de radiação eletromagnética que ao ser irradiado sobre o tecido humano, desencadeia uma série de reações fotoquímicas benéficas para o organismo.

 

A ação da luz sobre o tecido potencializa a terapia miofuncional e a mioterapia, acelerando o ganho de força, reduzindo os níveis de fadiga e melhorando o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções.

Multigestos

É um método de intervenção para Apraxia de Fala na Infância, ele é usado para auxiliar crianças com AFI a se desenvolverem tanto na fala quanto na parte pedagógica.

Se baseia no uso de pistas multissensoriais para auxiliar o planejamento e a programação motora da fala. Como o próprio nome já diz o uso dos gestos (que não são relacionados a Língua de Sinais ou Comunicação Alternativa, mas sim gestos exclusivos e específicos para este fim) como pista multissensorial é o ponto-chave do método.

PECS

É um Sistema de Comunicação por Troca de Figuras que foi desenvolvido como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação.

 

É excelente para os pequenos que possuem dificuldade em se comunicar, facilitando muito a comunicação com a família! Outro benefício é que o pecs estimula o início de uma interação, não apenas uma resposta a elas.

Plushand

É um programa que utiliza das mãos e dos gestos para favorecer a aquisição dos sons para comunicação/fala, consciência fonológica e desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.

As pistas manuais são elaboradas para indicar qualquer som e ponto de articulação que apoia o processo de planejamento motor para a coarticulação da fala, para isso, além do uso das mãos, utiliza-se imagens para tornar o programa mais lúdico.

Prompt

Os PROMPTS foram criados para auxiliar a criança na reorganização da articulação, sentindo qual o movimento correto, os músculos necessários, o modo de produção e a combinação desses movimentos para produzir palavras e frases.

O Prompt abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor da fala, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio-emocionais.

Esta abordagem estimula a fala da criança com as próprias mãos, uma abordagem multidimensional que envolve sugestões de toque.

Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas de função, movimento e tônus. Trabalha com a reabilitação de movimento, a partir da compreensão e da percepção do movimento. Usa-se a captação de movimentos, objetivando a melhora da qualidade de vida e da função dos pacientes neurológicos. O Método Bobath é utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas.

 

 

Nos tratamentos são utilizados equipamentos como, bola suíça, rolos, andadores, entre outros. O paciente aprende a obter um maior controle proprioceptivo e noção espacial, o que estimula o movimento.

Seus benefícios são inúmeros, sendo alguns deles:
● Inibição/integração de padrões posturais primitivos;
● Desenvolvimento de reações posturais normais;
● Normalização do Tônus anormal;
● Melhora da Função Motora.

Terapia Ocupacional

As atividades que a criança pode ter dificuldades em executar são diversas, como, higiene pessoal, lazer, desenvolvimento artístico, produtividade, esportes e atividades de integração social.

O terapeuta ocupacional tem total conhecimento das ocupações humanas em todas as formas e busca caminhos para fazer com que seus pacientes alcancem os objetivos e tenham uma vida saudável, feliz e com independência!

É um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social que tem por objetivo prevenir, habilitar, reabilitar, promover e restaurar de maneira biopsicossocial, ou seja, em âmbito cognitivo, social, perceptivo e psicomotor as atividades humanas.

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

A terapia Ocupacional (TO) tem como principal objetivo contribuir diretamente na qualidade de vida das pessoas de todas as faixas etárias, principalmente dos indivíduos que têm alguma limitação ou incapacidade de realizar as atividades do dia a dia. Este campo de conhecimento e intervenção, quando unido com a Ciência ABA – utilizando de princípios, técnicas e procedimentos – proporciona ao terapeuta um olhar integral e complexo do indivíduo, perpassando o comportamento e desempenho ocupacional.

Contenção Induzida

A Terapia por Contensão Induzida (TCI) é uma técnica de reabilitação utilizada para aumentar o uso de um membro superior ou inferior em pacientes com disfunções neurológicas.

A terapia é feita por meio de um protocolo que envolve a prática intensa de exercícios específicos e a restrição do membro não afetado.

Estimulação Multissensorial

A estimulação multissensorial tem como prática a estimulação dos sentidos, entre eles a visão, a audição e o tato, visando promover as funções mentais e cognitivas.

Apresenta diferentes finalidades, dependendo da necessidade de cada paciente. Destina-se sobretudo a pessoas em situação de privação sensorial, ou seja, que tenham a capacidade de recepção/interpretação dos estímulos ao seu redor comprometida.

Integração Sensorial

A terapia de Integração Sensorial (IA), aplica métodos e/ou abordagens para melhorar as respostas adaptativas sensoriais do paciente de acordo com suas limitações, buscando fornecer estímulos com o objetivo de organizar e modular as sensações entre o corpo do indivíduo e o ambiente, visando o uso eficiente do corpo no ambiente/espaço.

A avaliação e o tratamento de integração sensorial definem os objetivos gerais do terapeuta ocupacional que são: Promover experiências sensoriais, auxiliar na inibição e/ou modulação da informação sensorial, organizar no processamento de resposta mais adequadas aos estímulos sensoriais e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas e especializadas.

Esta técnica de tratamento é utilizada com crianças e adultos que apresentam disfunções sensoriais que interfiram no desempenho das atividades de vida diária, escolar, no convívio social e em questões emocionais desencadeadas por alterações sensoriais.

Theratogs

Consiste em uma roupa terapêutica de treinamento neuromotor, postural e sensorial, desenvolvida com material leve, flexível e respirável. Com este método Estudos têm demonstrado efetiva melhora no equilíbrio, padrão de marcha e alinhamento osteoarticular, permitindo ao usuário ganhos significativos relacionados às suas atividades de vida diárias.


Esse recurso é ajustado individualmente de acordo com a necessidade do paciente, composto por short e colete podendo ser estendidos aos membros superiores e inferiores, além disso dispõe de diversos modelos de tiras elásticas e velcros, especialmente desenvolvidos para serem fixados nas diversas partes do corpo, de acordo com a necessidade clínica de cada paciente. Ele pode ser utilizado durante as terapias, assim como nas demais atividades de vida diárias, permitindo ao usuário utilizá-lo até 16 horas diárias.

Tratamento Neuroevolutivo - Conceito Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas de função, movimento e tônus. Trabalha com a reabilitação de movimento, a partir da compreensão e da percepção do movimento. Usa-se a captação de movimentos, objetivando a melhora da qualidade de vida e da função dos pacientes neurológicos. O Método Bobath é utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas.

 

 

Nos tratamentos são utilizados equipamentos como, bola suíça, rolos, andadores, entre outros. O paciente aprende a obter um maior controle proprioceptivo e noção espacial, o que estimula o movimento.

Seus benefícios são inúmeros, sendo alguns deles:
● Inibição/integração de padrões posturais primitivos;
● Desenvolvimento de reações posturais normais;
● Normalização do Tônus anormal;
● Melhora da Função Motora.

Gameterapia

Consiste na utilização de videogames em sessões fisioterapêuticas, ortopédicas e neurológicas que, além de humanizar o tratamento muitas vezes doloroso e exaustivo, possibilita interatividade e acessibilidade para pacientes com deficiência

Conta com o auxílio da tecnologia, permitindo o uso de jogos eletrônicos, programas de vídeo games ou softwares desenvolvidos principalmente com sensores de movimento, em sessões terapêuticas de fisioterapia. Tem aplicações para melhoria de postura, reabilitação física, estímulo neurológico, entre outras.

Consultoria Escolar

Interna

Essa modalidade de consultoria, ocorre quando a Equipe Pedagógica do paciente acompanhado pela Equipe NK, visita a clínica e os profissionais passarão orientações aos professores referentes ao planejamento Terapêutico do paciente.

Externa

A consultoria escolar externa ocorre por meio de visitas periódicas a escola do paciente/aluno, para auxiliar no processo de aprendizagem, fornecendo instruções para a equipe e para acompanhar o desenvolvimento do indivíduo neste ambiente. Podem ser propostas adaptações de materiais pedagógicos, favorecendo a inclusão.

Acompanhante Terapêutico (AT)

Nossa Equipe de ATs profissionais treinados e com capacitação em Aplicação de ciência ABA, que trabalharão juntamente com nossa equipe de profissionais internos, levando aos pacientes a ciência ABA para a tríade que contempla: Clínica, ambiente domiciliar e escolar. A atuação desses profissionais visa a avaliação individualizada de cada paciente, buscando recursos e manejos adequados, com o treinamento da família e/ou equipe pedagógica, realizando adaptação de recursos necessário para uma inclusão efetiva e um avanço nos resultados pelo paciente.

Os ATs trabalham com 2 modalidades: Domiciliar e escolar

Domiciliar:

  • Acompanhamento na casa do paciente, que contempla: Atendimentos, manejo de comportamento, adaptação do ambiente domiciliar e treinamento Parental.

Escolar:

  • De um profissional AT em ambiente escolar, há a possibilidade de contratação de um tutor escolar diretamente treinado por nossa equipe e acompanhada por nossos analistas do comportamento, para acompanhamento da criança na escola.
  • Treinamento do tutor contratado pela instituição de ensino, para acompanhar crianças matriculadas na escola.

Oficinas Pedagógicas

As oficinas são espaços pedagógicos destinados a construção e reconstrução de conhecimento por meio estratégias lúdicas, que possibilitam a estimulação do saber, criando e recriando situações, materiais, ferramentas e ressignificando conhecimentos. Esses espaços nos direcionam para um lugar no qual é possível vivenciar experiências únicas e diferentes, são lugares para pensar, descobrir, reinventar, criar e recriar. Algumas das oficinas ofertadas são: de músicas, teatro, artes, dança, nas quais estimularemos por meio de brincadeiras, de equipamentos sensoriais, de brinquedos educativos e pedagógicos a vivência ideias, sentimentos e muitas experiências lúdicas em busca de uma infância mais saudável.

Reforço Escolar

A Neurokids conta com o trabalho de atendimento escolar especializado e inclusivo, no qual por meio de aulas semanais e/ou diárias aplica-se as técnicas de estudo direcionadas conforme a necessidade de cada criança, bem como adaptação de atividades, orientações em tarefas, trabalhos, preparação para provas, auxílio para o desenvolvimento da alfabetização, e individualização das estratégias de ensino-aprendizagem.

Como base, a equipe de reforço Neurokids utilizará o material do Sistema Lúdico de ensino e Método Supera.

O Sistema Lúdico de Ensino é desenvolvido especialmente para educação infantil e busca uma pedagogia lúdica e afetiva. Proporcionando possibilidades de explorar projetos inovadores, entre eles:

● Baú da Reflexão

● Caderno de Músicas e Brincadeiras

● Cantarolando e Brincando

● Túnel do Tempo

● Baú Encantado

● Tina e Lica na sua Casa

O SUPERA é voltado para todas as faixas etária, é uma ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva, hoje considerada a maior rede de ginástica para o cérebro do mundo, para desenvolver todo o potencial de forma inovadora dos nossos alunos.

Capacitação de Tutores para escolas e/ou acompanhamento domiciliar

A Neurokids possui uma equipe altamente capacitada e junto com o trabalho terapêutico e pedagógico, identificamos a necessidade de disponibilizar profissionais com conhecimento na ciência ABA para atuar nas escolas, já que ao longo de nossa experiência no contato com esse público percebemos as dificuldades trazidas por esse setor. Sendo assim, a Neurokids iniciou a capacitação para tutores e acompanhantes terapêuticos com objetivo de facilitar o processo de inclusão, já que as escolas passam a ter possibilidade de qualificar os profissionais, desempenhando uma assistência adequada para os alunos, baseados em resultados comprovados. 

Ainda nesse projeto, temos a alternativa de disponibilizar profissionais da nossa equipe, qualificados e acompanhados por nossos analistas do comportamento, para desempenhar um trabalho junto as escolas. 

Gostou dessa ideia, então vem conosco para viver uma educação inclusiva adequada e de qualidade, afinal, assim como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar!!

Brinquedos

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Parceiros

Neuro Ludikids

Buscamos desenvolver os sentidos unindo a ludicidade e tecnologia, trazendo uma experiência totalmente nova e divertida.
A terapia aliada à tecnologia proporciona conforto através de estímulos controlados, oferecendo uma grande quantidade de sensações ao paciente.

Código Kid

Nós somos um núcleo tecnológico de aprendizado inovador para crianças e adolescentes a partir de 7 anos de idade. A metodologia de ensino CÓDIGOKID desenvolve a capacidade de acordo com a especifidade de cada aluno, formando assim crianças preparadas e capacitadas para os desafios do futuro.

Estilo e Magia

Salão de Beleza inclusivo, em parceria com Cortar e Brincar.

Edukare

Bem-vindo a nossa rede de reforço escolar, nosso ideal é aprender brincando. Desenvolvida para mapear pedagogicamente as formas de aprender da criança e individualizar o trabalho pedagógico para potencializar seu filho nas habilidades e consequentemente diminuir as dificuldades por ele apresentadas, a Edukare é um centro de estimulação pedagógica de ponta, sua proposta é baseada em projetos individuais, com atividades específicas, que irão desenvolver a criança como um todo.
Nossos Serviços na área da Educação são:
• Reforço Escolar
• Consultoria Escolar – Interna (Orientação a Equipe pedagógica da criança, em nosso ambiente clínico)
• Consultoria Escolar – Externa ( ocorre por meio de visitas periódicas a escola do paciente/aluno, para auxiliar no processo de aprendizagem)
• Acompanhante Terapêutico (ATs)
• Oficinas Pedagógicas
• Capacitação para Tutores e/ou ATs

Moove Kids

Uma academia voltada para crianças, com atividades que estimulam o desenvolvimento de forma lúdica e planejada.

Casa Lúdica

Uma loja educativa criada com muito estudo e amor para as crianças!
Preocupada com a velocidade que a infância passa e os atributos que ela pode gerar se não for bem conduzida. A Casa Lúdica oportuniza o acesso fácil e seguro a brinquedos educativos que ensinam através da diversão e evitam conflitos emocionais, dependências tecnológicas, dificuldades motoras e cognitivas.

Cero

Buscamos cuidar da saúde bucal das pessoas, de todas as idades.

Possuímos também odontopediatras em nossa equipe, para melhor atender nossos pequenos (as).

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Inscrições Abertas

Vagas Limitadas

Comunicação Alternativa

Inscrições Abertas

Vagas Limitadas

Autismo, mergulhe nesse mundo

Inscrições abertas

Vagas Limitadas

Shantala, Vínculo Essencial

Inscrições Abertas

Vagas Limitadas

Aspectos Fonoaudiólogos voltados para Neuropediatria

Inscrições abertas

Vagas Limitadas

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O papel do Acompanhante Terapêutico na escola É comum as crianças terem certas dificuldades na escola, mas quando falamos de crianças com desenvolvimento atípico, essas

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Trabalhe Conosco!

Faça parte da nossa equipe e trabalhe em um ambiente cheio de amor, comprometimento, inovações, responsabilidade e otimismo!

Público-Alvo

Fonoaudiólogos, TOs, Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Professores de Educação Física.

O curso abordará

– Conceitos básicos em Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

– Uso de reforçadores;

– Comportamento Verbal;

– Atuação Interdisciplinar;

– A função do Fonoaudiólogo na equipe;

– Apresentação de possíveis avaliações;

– Participação do Fonoaudiólogo na construção do Plano de Ensino Individualizado (PEI);

– Instalação e Generalização de Fonemas com vistas a ABA;

– Treino de Exercícios Multifuncionais com vistas a ABA;

– Intervenção Fonoaudiológica na Ecolalia;

– Construção de Programas de Ensino;

– Conclusão sobre o conteúdo direcionado;

– Durante todo o curso será direcionado momentos de partilha, perguntas e opiniões;

OBSERVAÇÃO

O conteúdo é extenso. Existe possibilidade de seleção ou prolongamento de datas.

Palestrante

Clarissa Fernanda Belkeman

Currículo

  • Bacharelado em Fonoaudiologia pela Instituição de Ensino Superior Sant’Ana (Ponta Grossa-PR);

  • Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada voltada ao Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico pela Faculdade Inspirar (Curitiba-PR);

  • Terapeuta PlusHand, nível avançado.

  • Possui diversos cursos teórico/prático na área de linguagem e motricidade orofacial, tais como: PECS, Teste de Screening de Desenvolvimento Denver II, bandagem elástica voltada a Fonoaudiologia, entre outros.

  • Atuante na ciência da Análise do Comportamento e no Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Atípico por 2 anos na cidade de  Curitiba/Colombo-PR.

  • Coordenadora ABA da Clínica NeuroKids (Colombo-PR) durante 1 ano. Fonoaudióloga ABA atuante na saúde pública e privada.

Público-Alvo

Fonoaudiólogos, Terapeutas, Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Professores de Educação Física e similares.

Módulos

✓ Desenvolvimento da linguagem

✓ Definição e histórico da comunicação alternativa

✓ Recursos e ferramentas da CSA

✓ Sistemas e aplicativos

✓ Instrumentos de avaliação em CSA

✓ Intervenções clínicas e educacionais que utilizam os recursos da CSA

✓ Implementando a CSA em sua clínica e escola

✓ Materiais para serem usados no contexto clínico e educacional

✓ Confecção de pranchas de baixa e alta tecnologia

Observação

Traga o seu Tablet/Notebook para aprender novos aplicativos e sistemas de CSA, bem como a montagem de pranchas de CSA.

Palestrante

Simone Krüger

Currículo

Fonoaudióloga clínica e educacional.

Especialista em linguagem e psicomotricidade, mestre e doutora em Distúrbios da Comunicação.

Pós-doutorado e pesquisadora da Universidade Tuiuti do Paraná.

Membro do comitê da ISAAC-Brasil (International Society of Augmentative and Alternative Communication), da SBFA (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) e ABPEE (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial).

Coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Hospital evangélico Mackenzie CER III.

Público-Alvo

Pais, Professores e pessoas interessadas no tema que estejam ingressando neste universo.

Valor de Investimento

R$79,00

A Palestra abordará

✓  O que é ABA

✓ O que é o Autismo segundo a ABA

✓Como identificar e quais são os níveis de autismo

✓ Como lidar com alguns comportamentos inadequados

✓ Como interagir de maneira adequada com a criança

✓ Dica de materiais adequados

Ministrante

Gabriella Martins Palmeira

Currículo

Formada pela USC, especialista em ABA pela UFSCAR, e possui treinamento em atendimento precoce nos Estados Unidos pelo ASSERT. Trabalha TEA e outros transtornos de aprendizagem há 9 anos, atuou como psicóloga no serviço de inclusão escolar da APAE, equoterapia e como supervisora clínica em ABA na região de Campinas/SP. Atualmente, trabalha como coordenadora da equipe de Psicologia no Centro Especializado em Autismo da Mackenzie Curitiba.

Público-Alvo

Professores, Terapeutas, Fonoaudiólogos e Psicólogos.

O curso abordará

✓ Importância do toque e uso terapêutico;

✓ Benefícios/ Indicações;

✓ Sequência de movimentos.

Palestrante

Amanda Carvalho

Currículo

– Graduação em Fisioterapia – PUC- PR (1998- 2001)

– Pós-graduação em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica – Faculdade Evangélica do Paraná (2003-2004)

Público-Alvo

Profissionais da saúde

Valor de Investimento

R$850,00

O curso abordará

✓ Alterações Fonoaudiológicas;
✓ Diferença entre fala, linguagem e comunicação;
✓ Desenvolvimento da linguagem (avaliação, protocolos; áreas cerebrais responsáveis pela linguagem, área de Dronkers);
✓ Aquisição dos sons da fala;
✓ Apraxia de fala na Infância;
✓ Uso da Comunicação Alternativa;
✓ Paralisia Cerebral: causas, classificações, achados clínicos
✓ Características da fala;
✓ Síndromes;
✓ Afasia e disartria (Diferença, tipos e causas);
✓ Disfagia: tipos, grau de comprometimento, deglutição, neuroanatomofisiologia da deglutição, músculos e nervos cranianos envolvidos, complicações: aspiração, penetração, videofluoroscopia, desnutrição, desidratação;
✓ Avaliação, tratamento das Disfagias;
✓ Estimulação intra e extra-oral, como estimular e materiais utilizados;
✓ Bandagem elástica;
✓ Bobath e Fonoaudiologia;
✓ Uso da Gaiola e Fonoaudiologia;
✓ Integração Sensorial e Fonoaudiologia;
✓ Seletividade Alimentar (avaliação, tratamento e protocolos);
✓ Prática;
✓ Vídeos e fotos ilustrativas de atendimento

Ministrante

Dra. Juliana Groshoski

Currículo

Fonoaudióloga Clínica pela Interagir – Integração Sensorial e Desenvolvimento Infantil.