Analise do Comportamento Aplicada - ABA

ABA refere-se ao termo em inglês Applied Behavior Analysis, sendo traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. Ciência esta, voltada a mais de 50 anos de pesquisas cientificas, aplicadas sistematicamente para a compreensão e aprimoramento do comportamento humano. Com base nestes estudos e experimentos, ela vem sendo amplamente indicada, para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O objetivo principal da ABA é analisar as variáveis ambientais que influenciam o comportamento socialmente significativo e aprimorar comportamentos socialmente relevantes.

Segundo o Manual Diagnóstico DSM-V, o autismo está dentro dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, podendo variar de leve e com total independência e discretas dificuldades de adaptação até as dependentes para atividades de vida diária. Assim sendo o autismo é caracterizado por um conjunto de sintomas que afetam a socialização, a comunicação e o comportamento, com especial destaque para o comprometimento de interação social.

Ao chegar a NK, o paciente passará inicialmente pelo setor de avaliação, onde será

submetido a avaliações padronizadas, sendo assim, baseada na avaliação, nossa

Analista do Comportamento ebalora o PEI Individualizado do paciente, ou seja, o

programa ABA pelo qual nossa equipe de Aplicadores ABA iram dar sequência

ao tratamento propriamente dito, respaldados por nossa Analista do Comportamento. 

Descritivo do funcionamento do setor ABA: 

  • Avaliação Inicial - O Setor de avaliação terá como responsabilidade a aplicação protocolos de avaliação validados nacional e internacionalmente, objetivando monitorar a evolução e resultados apresentados pelo paciente, realizando assim, reavaliações periódicas, e se necessário, orientar sobre o planejamento terapêutico respaldado pelo resultado da avaliação. O setor têm como ênfase, descrever os elementos do ambiente que estão relacionados aos comportamentos exibidos pelo indivíduo.

  • Linha de Base – Objetivos a serem desenvolvidos com base nas habilidades iniciais do indivíduo.

  • Supervisão - Analista do Comportamento, responsável pela criação de um plano de trabalho, em que se definem objetivos e prazos (metas) de seus cumprimentos. A partir deste ocorre o tratamento propriamente dito.

  • Programas ABA – Todo trabalho é minuciosamente registrado, em folhas de registro e manutenção, permitindo com isto ser constantemente avaliado.

  • Ensino é individualizado e intensivo.

  • Instruções Progressivas através do atendimento por meio de efeito de múltiplas causas em Ensino Incidental como Ensino por Tentativas Discretas (DTT), a partir da análise de contingências de 03 termos: estímulo (SD) – resposta – reforço.

  • Orientação Parental – Investigar os comportamentos da família diante das dificuldades, evoluções e expectativas. As relações familiares apresentam profunda influência sobre a saúde mental e emocional do indivíduo. Nosso compromisso profissional é orientar e acolher estes pais, para que possam mediar e implementar contingências favoráveis a mudança de seus filhos em ambiente natural.

  • Estratégias de integração entre terapeutas, pais e escola, estendendo pelo máximo de tempo possível, que os responsáveis trabalhem de forma coerente o mesmo objetivo.
     

 ABA conta com Setor de Inclusão escolar, que além do atendimento em setting terapêutico, disponibiliza horários para visitas e acompanhamento das escolas, dentro do processo terapêutico do paciente realizando orientações e realizando um trabalho em conjunto com a escola. 

Fique por dentro das últimas notícias sobre este método através do nosso blog!

Link disponível no icone ao lado!

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

fale conosoco .png
Endereço
 

Av. Prefeito João Batista Stocco,1814 | São Gabriel Colombo - Paraná 
Contato@clinicaneurokids.com.br

Fale conosco
 

Tel: (41) 3128-2828

Tel: (41) 3619-7460

Cel: (41) 99984-6783

Dúvidas e  Informações

Obrigado por enviar!