Tratamento NeuroEvolutivo - Bobath

O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas de função movimento e tônus. Trabalha com a reabilitação de movimento, a partir da compreensão e da percepção do movimento. Usa-se a capitação de movimentos, objetivando a qualidade de vida e da função  dos pacientes neurológicos. Com os estímulos de transferência de peso, tais como exercícios em bola suíça, rolos, andadores, entre outros, o paciente aprende a obter um maior controle proprioceptivo e noção espacial. Utiliza-se os Pontos Chaves de Controle, que são as partes do corpo através dos quais podemos controlar e modificar os padrões de postura e de movimento em outras partes do corpo. Eles podem inibir, facilitar e estimular. Estes pontos chave podem ser: Cabeça, Proximais: ombros e quadris, Mediais: cotovelos e joelhos, Distais: punhos e cotovelos.

A escolha do ponto chave utilizado, pode variar de paciente para paciente, portanto a escolha de qual ponto chave será utilizado deverá ser definido conforme o padrão motor apresentado pela criança, durante o atendimento.Utiliza-se também as Técnicas de Propriocepção e Estimulação Tátil, que são técnicas usadas para modular o tônus, facilitar o controle postural e a direção do movimento em pacientes com hipotonia ou com deficiência na inervação recíproca. Tem a função de interagir ação de músculos agonistas e antagonistas.

        Principais técnicas de estimulação que podem ser utilizadas: Suporte de peso, pressão (compressão), resistência.

    A frequência destes atendimentos depende da avaliação do profissional e da permanência do paciente na instituição, podendo variar de duas a cinco vezes por semana.

Fique por dentro das últimas notícias sobre este método através do nosso blog!

Link disponível no icone ao lado!

1. Disfunções neurológicas (AVC, Paralisia Cerebral, Patologias Motoras)

2. Traumatismo craniano

3.Esclerose múltipla

4.Lesões Médular.

1.Inibição/integração de padrões posturais primitivos.
2.Desenvolvimento de reações posturais normais.

3.Normatização do Tônus anormal.

4.Melhora da Função Motora

O Método Bobath é utilizado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas.

FISIOTERAPIA 

O princípio do Conceito Bobath consiste na inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais.

Nesta abordagem, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. Sendo que os objetivos são: diminuir a espasticidade muscular, introduzir os movimentos automáticos e voluntários a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

Os equipamentos mais utilizados neste conceito são: bola terapêutica, o rolo, o andador, o espelho, entre outros.

FONOAUDIOLOGIA

O Método Bobath é uma técnica de reabilitação neuromuscular que utiliza os reflexos e os estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, sempre respeitando os princípios da normalização do tônus e da experimentação de um movimento ou de um controle estático normal.

Em relação á fonoaudiologia, este método utiliza de técnicas e manuseios para atenuar ou extinguir as alterações geradas pela lesão nas funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração. A todos aqueles que apresentam dificuldades na comunicação, linguagem, alimentação ou correlacionados a elas.

TERAPIA OCUPACIONAL

O terapeuta ocupacional, habilitado para aplicar esta técnica de tratamento, prioriza a melhora da capacidade funcional da criança e do adulto para dar maior independência para as atividades de a sua rotina diária ao brincar, nas atividades de alimentação, vestuário, higiene, escolar e profissional.

O Terapeuta Ocupacional também auxilia na avaliação e indicação de recursos materiais como: Mesa, cadeiras, andadores, para melhorar o posicionamento da criança na escola e em casa, além da indicação de adaptações de material escolar e dos utensílios domésticos.

Endereço
 

Av. Prefeito João Batista Stocco,1814 | São Gabriel Colombo - Paraná 
Contato@clinicaneurokids.com.br

Fale conosco
 

Tel: (41) 3128-2828

Tel: (41) 3619-7460

Cel: (41) 99984-6783

Dúvidas e  Informações

Agende uma visita e venha conhecer o nosso espaço!

Salas de Atendimento

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids