Fonoaudiologia

O Setor de Fonoaudiologia da Clínica Neurokids trabalha em diversas especialidades, entre elas: disfagia, motricidade oral (MO) e linguagem. Na disfagia (que é a dificuldade em deglutir) e na motricidade orofacial (MO) responsável pelo tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição, que são as chamadas funções estomatognáticas e nas áreas de fala, linguagem oral e escrita. 

O fonoaudiólogo é responsável pelo estudo da comunicação humana, aplica métodos e técnicas de prevenção e terapia, realizadas na comunicação oral, escrita, voz e audição. As alterações de linguagem existentes podem ser primárias, como o distúrbio específico de linguagem ou secundárias como a ausência da fala funcional, desta forma se faz necessária à introdução e desenvolvimento de Sistemas Alternativos de Comunicação.

Reabilitação na disfagia (que é a dificuldade em deglutir) e na motricidade orofacial (MO) responsável pelo tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição, que são as chamadas funções estomatognáticas e nas áreas de fala, linguagem oral e escrita. 

Fique por dentro das últimas notícias sobre este método através do nosso blog!

Link disponível no icone ao lado!

É uma alteração de deglutição caracterizada pela dificuldade em levar o alimento da boca até o estômago. A presença de disfagia pode ocasionar desnutrição e desidratação na criança/adulto e idosos. Caso a alimentação por via oral não seja eficiente há a possibilidade do uso de sondas orogástricas e nasogástricas, ou mesmo da gastrostomia. Toda a estrutura muscular da face também é afetada, pois não há a estimulação das funções orais como sucção e mastigação, que contribuem para o desenvolvimento facial. A intervenção fonoaudiológica contribui para a melhora da qualidade de vida dos pacientes, visa proporcionar a adequação do tônus muscular e das funções orais, oferecer uma alimentação segura e funcional e possibilitar a proteção das vias aéreas inferiores. 

O fonoaudiólogo é responsável pelo estudo da comunicação humana, aplica métodos e técnicas de prevenção e terapia, realizadas na comunicação oral, escrita, voz e audição. As alterações de linguagem existentes podem ser primárias, como o distúrbio específico de linguagem ou secundárias como a ausência da fala funcional, desta forma se faz necessária à introdução e desenvolvimento de Sistemas Alternativos de Comunicação:

 

 Comunicação Alternativa: Com o objetivo de ampliar o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, os recursos de comunicação de cada paciente são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste. 

É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das sequências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons. Crianças com Apraxia de Fala não sabem como planejar os movimentos dos articuladores (língua, lábios, mandíbula, etc) para falar, e uma abordagem, por meio de estímulos específicos, a ajudam a “construir” um novo caminho.

É uma abordagem dinâmica tátil de tratamento das perturbações dos sons da fala, baseada na utilização de pistas proprioceptivas, cinestésicas e de pressão, com o objetivo de ajudar as crianças a ganhar controle voluntário do sistema motor da fala e, por conseguinte obter uma maior funcionalidade no seu discurso.Este tratamento procura reconectar e integrar três aspectos fundamentais da comunicação: motor, cognitivo-linguístico e social-emocional. 

Os PROMPTS foram criados para auxiliar a criança na reorganização da articulação, sentindo qual o movimento correto, os músculos necessários, o modo de produção e a combinação desses movimentos para produzir palavras e frases. Cada fonema tem um PROMPT específico, que é aplicado externamente através da manipulação dos músculos da face, queixo, mandíbula, nariz e outras estruturas associadas à produção de voz, como os pulmões e a laringe.

Sistema de Comunicação por Troca de Figuras foi desenvolvido como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação. 

Na Motricidade orofacial: Prevenção e reabilitação das alterações estruturais e funcionais de órgãos, músculos e articulação necessários a respiração, sucção, deglutição, mastigação, fala e mímica facial.

Na Disfunção Temporomandibular (DTM): Os pacientes que têm a DTM geralmente apresentam dificuldades na mobilidade de mandíbula associada a dificuldades para mastigar e falar, em alguns casos, apresentam dor. 

O Fonoaudiólogo atua nestes casos visando o equilíbrio muscular, reduzindo as tensões indesejadas que agravam o caso e acentuam a dor, bem como a adequação das funções comprometidas (mastigação e fala).

Na Terapia Fonoaudiológica Individual: O procedimento visa aplicar métodos, técnicas e/ou abordagens que recuperem ou melhorem a condição do paciente:

O laser de baixa potência é um tipo de radiação eletromagnética que ao ser irradiado sobre o tecido humano, desencadeia uma série de reações fotoquímicas benéficas para o organismo. Seus benefícios no treino muscular potencializam a terapia miofuncional e a mioterapia, acelerando o ganho de força, reduzindo os níveis de fadiga e melhorando o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções. Na disfagia é utilizado para a modulação do fluxo salivar, tanto em pacientes com xerostomia que se beneficiam da normalização da saliva quanto nos casos que o objetivo seja a redução do volume de saliva, contribui para melhora da sensibilidade intraoral e também é utilizado para inibição em casos de hipersensibilidade.

Atua na diminuição da sialorréia e aumento do controle de deglutição de saliva, melhora na mobilidade da língua, durante a função de mastigação e fala, melhora na permanência do vedamento labial, facilitando a respiração nasal e garantindo alongamento dos músculos labiais, facilitação na retração da língua nos casos de protrusão exagerada e tratamento das disfunções da ATM, principalmente nos casos de dor.

Endereço
 

Av. Prefeito João Batista Stocco,1814 | São Gabriel Colombo - Paraná 
Contato@clinicaneurokids.com.br

Fale conosco
 

Tel: (41) 3128-2828

Tel: (41) 3619-7460

Cel: (41) 99984-6783

Agende já sua avaliação!

Dúvidas e  Informações
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids