Intervenção Precoce

A Intervenção Precoce é a estruturação de um programa de acompanhamento e intervenção multiprofissional e interdisciplinar com crianças que necessitam de estímulos dirigidos e adequados em seus primeiros anos de vida. O objetivo do programa é dar enfoque aos aspectos globais do desenvolvimento, ensinando, motivando, proporcionando atividades e situações que trabalhem na aquisição de capacidades motoras, de comunicação e de cognição.

As primeiras propostas de tratamento precoce foram baseando-se no conceito Bobath. O foco da abordagem em intervenção precoce deve estar voltado para a “prevenção de deficiências” nos seus múltiplos aspectos: motores, sensoriais, mentais e emocionais.  

A Intervenção precoce tem, como objetivo, aproveitar este período crítico para estimular a criança a ampliar suas competências, tendo como referência os marcos do desenvolvimento típico e reduzindo, desta forma, os efeitos negativos de uma história de riscos. 

É importante salientar que, em alguns casos, pode ocorrer uma recuperação espontânea (principalmente nos 2 primeiros meses de vida).  Por outro lado, se a terapia é iniciada tardiamente, quando os esquemas de movimentos anormais já se incorporaram será muito difícil modificá-los. 

Vale ressaltar que a intervenção é considerada precoce antes que os padrões de postura e movimento anormais tenham sido instalados. Portanto, tendo em vista que o sistema nervoso do bebê se encontra em um período onde a plasticidade cerebral é considerada máxima, dependente de experiências apropriadas para que um desenvolvimento normal ocorra, o ideal é que a intervenção seja iniciada logo que houver suspeita e/ou risco de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

A intervenção é realizada por uma equipe Interdisciplinar composta por Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional. 

Fique por dentro das últimas notícias sobre este método através do nosso blog!

Link disponível no icone ao lado!

As principais metas de um programa de intervenção precoce são: 

  • Maximizar o potencial de cada criança (motor, sensorial, cognitivo);

  • Potencializar a contribuição dos pais ou responsáveis, fornecendo orientações e estimulando a comunicação e afeto com a criança;

  • Promover um ambiente favorável para o desempenho de atividade que são necessárias para o desenvolvimento da criança;

  • Promover um modelo de atuação multiprofissional e Interdisciplinar;

  • Melhorar globalmente a qualidade de vida da criança

Agende já sua avaliação!

Dúvidas e  Informações
Endereço
 

Av. Prefeito João Batista Stocco,1814 | São Gabriel Colombo - Paraná 
Contato@clinicaneurokids.com.br

Fale conosco
 

Tel: (41) 3128-2828

Tel: (41) 3619-7460

Cel: (41) 99984-6783

  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids