21 de junho é o Dia Mundial de Controle da Asma

Asma e uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Quando a pessoa que tem Asma é exposta a agentes alérgicos, causa crises de falta de ar, tosse crônica e chiado no peito, que normalmente se agrava a noite e no início da manhã.

De acordo com a pesquisa Nacional de Saúde (Ministério da Saúde/IBGE), 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos têm a doença.

Em nossa região onde o clima é seco e tem mudanças bruscas de temperatura, há uma grande parte da população afetada pela Asma.

Ao se fazer o diagnóstico de asma geralmente se encontra outros asmáticos na família.

O traço genético da asma é o responsável pela impossibilidade de "cura", exatamente como na hipertensão arterial, diabetes e outras doenças geneticamente determinadas. Porém quando a Asma é leve na infâcia, em 50% dos casos ela desaparece na fase adulta e da mesma forma que desaparecem, podem reaparecer em qualquer fase da vida.

Causas: Pode derivar de fator genético característicos da própria pessoa, destacam-se o histórico familiar de asma ou rinite e obesidade

Também pode derivar de fatores alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungos, polens, pelo e saliva de animais); infecção respiratória viral; agentes irritantes (fumaça em geral e principalmente de cigarro, poluição do ar, aerossóis etc.); variação climática como exposição ao frio; alteração emocional e etc.

Tratamento: o tratamento da asma é um programa de parceria entre médico, paciente e familiar, com foco na orientação e identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar e visa diminuir a inflamação.

O SUS oferece tratamento integral a pacientes com asma. Desde o atendimento básico, acompanhamento e medicação.

Os medicamentos definidos pelo profissional de saúde para o tratamento de asma são distribuídos gratuitamente aos usuários por meio do programa Aqui Tem Farmácia Popular, nestas farmácias os pacientes encontram os três principais medicamentos para o tratamento da, em suas diferentes dosagens e para retirar o cidadão precisa levar documento e receita no prazo de validade (120 dias), essa receita pode ser emitida pro médicos do SUS ou da rede privada de atendimentos.