• Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids 

Search
  • Cintia Aleixo

A importância da Musicoterapia na Reabilitação

Updated: Dec 13, 2019


A musicoterapia é a utilização de música ou elementos musicais em terapia e busca facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e etc.

Objetiva desenvolver potenciais ou restabelecer funções do indivíduo, para que ele possa alcançar uma melhor qualidade de vida. Temos um artigo aqui em nosso blog que fala um pouco mais sobre o que é a musicoterapia, clique aqui.

A neurorreabilitação é um processo que pode ajudar qualquer pessoa com incapacidade neurológica, sejam pacientes com quadro agudo de acidente vascular cerebral ou pacientes com deterioração funcional, como pacientes com esclerose múltipla. Há evidências consistentes de que uma equipe de neurorreabilitação está associada a melhora de função, menor taxa de complicações e uma melhor qualidade de vida. A neuromusicoterapia, especialidade recentemente introduzida no Brasil, aborda a aplicação terapêutica da música em doenças neurológicas com base em modelo de neurociências e técnicas de tratamento musicoterapêuticas. ( MOREIRA E SILVA, 2012,p.21)

A musicoterapia pode atuar na reabilitação de forma compensatória, utilizando as habilidades preservadas para desenvolver novas habilidades, ajuda também a compensar distúrbio de memória, linguagem e comunicação, potencializa também ganhos funcionais.

Podemos dividir a musicoterapia neurológica em três domínios, a reabilitação sensório-motora, reabilitação do discurso e da linguagem e reabilitação cognitiva.

O uso da musicoterapia é muito amplo e está em constante aprimoramento e dentro de suas aplicabilidades na neurologia, tem como objetivo estimular mudanças nas áreas motoras, cognitivas e de doença neurológica.

A clínica Neurokids conta com profissionais capacitados para melhor atendê-lo. Agende já sua visita.


Fonte: http://bit.ly/31I5B32

67 views