• Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids 

Buscar
  • Juliana Umar

Applied Behavior Analysis-ABA



A terapia em Análise do comportamento aplicada (ABA), surgiu no Estados Unidos e foi criada por Ivar Louvaas, esse campo terapêutico utiliza o princípio da Análise do Comportamento, foi cientificamente testado e examinado para só então passar a ser aplicado. ABA tem mais de 30 anos de história e evidências científicas, essa intervenção permite trabalhar com eficácia crianças com atraso no desenvolvimento, com restrição de repertório e comportamentos atípicos e é um dos tratamentos terapêuticos para autismo que existem e muito usado no mundo todo, é fortemente recomendado pela National Autistic Society como um método para ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças com autismo.

ABA significa Applied Behavior Analysis, que traduzido para o português quer dizer Análise do Comportamento Aplicada.

ABA não pode ser classificada como método, pois um método geralmente tem um formato fechado e na ABA, é criado um planejamento para cada paciente, conforme as necessidades do mesmo. Ou seja, ABA é uma ciência que estuda o comportamento humano socialmente relevante.Esta ciência procura observar, analisar e também explicar a associação que existe entre o comportamento humano, o ambiente e a aprendizagem e tem coo objetivo atuar em prol do desenvolvimento do autista em qualquer idade, possibilitando ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social. Sempre visando reduzir comportamentos negativos que possam interferir no processo de aprendizado, utilizando práticas de repetição e esforço. Assim, o processo terapêutico auxilia no aperfeiçoamento de habilidades básicas, como olhar, ouvir e imitar, ou complexas, como ler, conversar e interagir com o outro.

O paciente estará em constante avaliação, para verificar se o comportamento está mudando na direção esperada e se os objetivos traçados no plano terapêutico estão sendo alcançados.

Podemos demonstrar basicamente que as atividades de ABA envolvem elementos como:

Gerenciamento de comportamento: Há uma recompensa pelos comportamentos positivos, como forma de estimular determinada prática. Em caso de comportamento negativo,pode haver repreensão com intuito de inibir tal atitude.

Ensino de habilidades que estimulem atitudes positivas: valorizar e ensinar habilidades que permitam ao paciente ser mais bem-sucedido e menos dependentes dos comportamentos negativos.

Para um bom atendimento de ABA é importante buscar profissionais qualificados, que estejam em constante aperfeiçoamento e que sejam supervisionados por Analistas do Comportamento com certificação.

Ao terapeuta cabe compreender e intervir no comportamento da criança, aplicando os princípios da Análise do Comportamento, é de extrema importância a participação dos pais, família, escola, tutores e quem mais estiver envolvido na rotina do paciente.

A clínica Neurokids conta com profissionais capacitados e que estão em busca constante de aperfeiçoamento. Agende já sua visita e conheça nosso trabalho.


100 visualizações