• Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids 

Buscar
  • Juliana Umar

Atraso no desenvolvimento Infantil



O atraso no desenvolvimento ocorre quando a criança não atinge os marcos de desenvolvimento médio para sua faixa etária. Por exemplo, sentar-se, andar, falar etc. Existem algumas variações para a idade em que cada um desses marcos deva ocorrer, sendo assim, quando a criança não atinge o prazo máximo, configura-se o atraso, que pode ocorrer nas habilidades motoras, linguísticas, sociais ou de coordenação motora fina.

Para o diagnóstico, um médicos baseia-se em diretrizes rigorosas, em geral os pais são os primeiros a perceber que a criança não está correspondendo conforme sua idade e se você acha que seu filho pode ser lento ou parece estar atrasado, procure seu médico, negligenciar o atraso por muito tempo, pode causar perdas irreparáveis.

Os primeiros anos de vida de uma criança são os principais para o seu desenvolvimento e isso o acompanhará por toda vida. Quanto antes se iniciar a intervenção precoce, melhor será seu progresso.

O atraso no desenvolvimento pode acontecer por causas variadas, sendo as principais genéticas como a Síndrome de Down, complicações na gestação e parto, porém em muitas vezes a causa é desconhecida. Em alguns casos, as causas podem ser revertidas se diagnosticadas precocemente, já em outros casos o atraso do desenvolvimento pode ser o ponto de partida para a identificação de Transtornos do Neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (Autismo), ou ainda de doenças neurológicas como Paralisia Cerebral e outras, mesmo nesses casos a Intervenção Precoce pode garantir maior qualidade de vida à criança.

Se você suspeitar que seu filho tem atraso no desenvolvimento deve levá-lo ao Pediatra ou Neuropediatra, se têm dúvidas, atue com antecedência.


93 visualizações