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  • Cintia Aleixo

Como lidar com a Ansiedade


A ansiedade é uma reação vivenciada por todas as pessoas, porém em alguns casos está reação é mais frequente e mais intensa e isso pode comprometer a saúde. A ansiedade é caracterizada pelo medo, desconforto, insegurança e também pela sensação desagradável do que está para acontecer. Algumas ações podem ajudar a diminuir a ansiedade em momentos de tensão. 1- Atividades físicas Saúde mental e física são codependentes, afirma Remes, e a prática de exercícios físicos é um aliado essencial para o bem-estar psíquico. Em conjunto com exercícios regulares, a meditação consciente também pode ajudar mentes ansiosas, além disso as atividades físicas liberam a endorfina que é o hormônio do bem-estar e pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade. 2- Monitore seus pensamentos Pessoas com transtorno de ansiedade são pessimistas, elas acreditam que algo de ruim está para acontecer, mesmo que não haja evidências. Para que esses pensamentos preocupantes não afetem o dia a dia, o ideal é designar um horário do dia para as preocupações, dando por exemplo 30 minutos do seu dia para as preocupações. 3- Encontre um propósito ou Hobby Encontrar sentido no cotidiano é uma forma de lidar com a adversidade, pode ser até mesmo cuidar de um animalzinho de estimação, andar de patins, passear no parque ou ver o pôr do sol. Estudo apontam que pessoas em momentos de dificuldades conseguem resistir as adversidades se tiverem um propósito traçado. 4- Viva o presente Não sofra por antecipação, ou seja, não sofra antes das coisas acontecerem ou fique preso nas coisas que aconteceram no passado “Viver um dia de cada vez” é a melhor dica, se preocupar apenas com o agora, o que é inevitável. 5- Veja o lado bom da vida As vezes parece impossível enxergar o lado bom da vida, porém ir inserindo aos poucos pensamentos otimistas, focando nos aspectos bons e no que te dá prazer. 6- Busque terapia A ajuda de um especialista é essencial para que se obtenha sucesso contra a ansiedade, essa solução é preferível ao consumo de medicamentos, quando for possível optar. Trabalhar para desenvolver habilidades de enfrentamento à ansiedade e buscar terapia são as melhores formas de lidar com o transtorno.

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