DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

Dia Mundial do AVC

O dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é comemorado no dia 29 de outubro e tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

O que é o AVC

O AVC é conhecido popularmente como derrame cerebral e decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro que pode ocasionar uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro é o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. O Ministério da Saúde estima que morram no Brasil 100 mil pessoas por ano vítimas de AVC e há muitos fatores que podem influenciar com que ocorra um AVC como hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar também é levado em consideração.

Sintomas:

Os sintomas do acidente vascular isquêmico e hemorrágico são em maioria comuns e podem ser:

Dor de cabeça muito forte que pode ser acompanhada de vômito.

Paralisia (dificuldade para se movimentar);

Fraqueza ou dormência na face, braços e pernas, geralmente afetando um lado do corpo;

Dificuldade em se comunicar e compreender o que se diz;

Perda súbita da fala;

Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Além destes sintomas, no acidente vascular isquêmico pode ainda acontecer tontura, falta de equilíbrio e coordenação.

No acidente vascular hemorrágico intercerebral pode acontecer náuseas, vômito, confusão mental e perda de consciência. Já o acidente vascular cerebral hemorrágico geralmente é acompanhado por sonolência, alterações nos batimentos cardíacos, frequência respiratória e, eventualmente, convulsões.

Como evitar um AVC

Uma rotina saudável é capaz de evitar um AVC, é recomendado realizar uma atividade aeróbica regular (caminhada, corrida, remo, natação, ciclismo, patinação, dança), manter o Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 20 e 25, ter uma alimentação balanceada e ter os exames em dia.