Buscar
  • Cintia Aleixo

Dor de cabeça, como identificar o que é?


A dor de cabeça pode significar o início de diversas doenças mais graves. Por se tratar de uma das queixas médicas mais comuns, muita gente acaba não prestando atenção ou quando a dor aperta se automedica, mas geralmente não dão muita importância a dor de cabeça. Mas você sabia que a dor de cabeça é um sintoma que pode estar relacionado com mais de 200 doenças?

Existem alguns tipos de dores de cabeça mais preocupantes. Por isso é de grande importância ficar atento ao padrão da dor, sua evolução e os sintomas associados. As dores de cabeça podem ser classificadas em primária e secundária.

A primária pode atingir até 90% das pessoas e nestes casos não há uma estrutural causa, ela própria é a doença. Nesta o diagnóstico é feito através do quadro clínico, como em caso de recorrentes dores, sempre com as mesmas características que permitem que o diagnóstico seja feito com precisão sem necessidade de exames.

A secundária é aquela dor que é sintoma de outra doença, gripe, sinusite, tumor ou até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC). Nestes casos, cada caso precisará ser avaliado de uma forma específica e com o exame adequado para auxiliar no diagnóstico.

Saiba reconhecer quando a dor de cabeça pode ser algo mais grave.

· Quando a dor de cabeça torna a visão dupla, ter dores no pescoço e nos olhos, pode ser sinal de aneurisma cerebral.

· Dor constante na região frontal da cabeça, pode ser enxaqueca. Neste caso a dor é latejante e pode durar até 3 dias. Devido à intensidade da dor afetar ou limitar a qualidade de vida, há maior procura médica que em outros casos.

· Dor de cabeça tensional está diretamente ligada a maus hábitos como o consumo excessivo de álcool, café e outras substâncias.

· Sinusite é a inflamação dos seios da face, geralmente a dor atinge as maçãs do rosto e região acima dos olhos que é acompanhada de secreção e coriza.

· Cefaleia em Salvas - As crises podem ocorrer até oito vezes no dia, durando de 15 minutos até poucas horas. Causam dor intensa em somente um lado da cabeça, ao redor de apenas um olho, acompanhada de sintomas de disfunção do sistema nervoso como olhos avermelhados, inchaço, lacrimejamento e nariz escorrendo.

· Acidente Vascular Cerebral (AVC)- Além da dor de cabeça o AVC se caracteriza por alterações do comportamento, sonolência, paralisação de um dos lados do corpo ou do rosto e perda da capacidade de comunicação.

O que fazer para aliviar a dor de cabeça até você chegar no médico?

Há algumas coisas que você pode fazer para aliviar a dor até conseguir chegar ao seu médico.

· Compressa gelada na cabeça, testa ou nuca.

· Ficar em um local calmo, ao abrigo da luz;

· Beber um copo de água com gostas de limão para reidratar o corpo;

· Evitar ficar no sol por mais de uma hora.

É importante ressaltar que independente da origem da dor, é fundamental procurar um médico.

34 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids