Buscar
  • Juliana Umar

Habilidade Motora Fina





Podemos dividir as habilidades motoras em duas, sendo Habilidade Motora Fina e Habilidade Motora Grossa.

Hoje iremos falar de Habilidade Motora Fina, as atividades nesse quesito envolvem pequenos grupos musculares, pois os movimentos são mais específicos, geralmente envolvendo a sincronização de mãos e dedos - com os olhos.

Exemplos de habilidades motoras finas: Manusear tesouras e palitos orientais (hashis), abotoar camisas, desenhar imagens e amarrar os sapatos.

Pode se realizar exercícios utilizando atividades corriqueiras, essas atividades impulsionam as habilidades ligadas aos músculos menores, geralmente localizados nas mãos e nos pés.

Um dos primeiros sinais do desenvolvimento das habilidades motoras finas num bebê está em poder segurar, pegar e mover objetos.

As tarefas para melhoria da habilidade motora fina pode ser aplicada no ambiente escolar ou doméstico e em casos de maiores dificuldades um terapeuta ocupacional pode trabalhar de forma aprofundada, a partir de brincadeiras ou atividades cotidianas.

O terapeuta ocupacional é capaz de identificar quais os pontos de maior dificuldade do paciente e trabalhar estes pontos de forma gradual, proporcionando uma melhoria das habilidades à longo prazo.






497 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids