Buscar
  • Cintia Aleixo

História do Natal














O Natal é uma data comemorada principalmente pela cultura cristã, mas traz consigo também outras culturas pois durante muito tempo foram ocorrendo trocas culturais, em que diversas tradições se integraram. Na antiguidade, o nascimento de Jesus era comemorado em diversas datas diferentes, pois não se sabe com exatidão em qual dia Jesus nasceu, no século IV foi instituído que a data oficial seria 25 de dezembro.

Inicialmente as comemorações duravam até 12 dias, pois este foi o tempo que os reis magos demoraram para chegar até a cidade de Belém para entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

Atualmente as pessoas montam suas decorações e as retiram até 12 dias depois do Natal para manter a tradição. Para cultura Ocidental o Natal é uma data de grande importância, pois representa o ano 1 da nossa História.

A troca de presentes no Natal vem dos reis magos que presentearão Jesus e esse hábito permaneceu. Ainda na idade média enquanto missionários espalhavam o cristianismo pela Europa, outros costumes foram sendo integrados a tradição de Natal. O legado mais forte foi o de Yule, festa que os nórdicos faziam em homenagem ao solstício, o presunto da ceia, a decoração colorida e a árvore de Natal vem dessa tradição, também vem de Yule a ideia de um ser sobrenatural que dá presentes para as criancinhas e no passar dos anos, esse ser sobrenatural foi ganhando traços naturais e se tornou o conhecido Papai Noel.

O que nós sabemos com certeza é que o Natal é uma data que traz união, amor e compaixão, independente de crença ou religião. Por isso desejamos viver esse amor em todos os dias do ano!!!

0 visualização
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids