Buscar
  • Cintia Aleixo

O frio chegou e agora?



Estamos vivendo um momento bem atípico, em meio a uma pandemia, entramos no inverno e aqui em Curitiba o frio chegou com força e as crianças são mais afetadas pelo clima frio.

Por que as crianças são mais afetadas?

O sistema imunológico das crianças ainda está em formação, o que quer dizer que ele ainda não consegue protegê-las completamente dos microrganismos que provocam algumas doenças, além de elas precisarem de um tempo de adaptação maior em relação às oscilações da estação.

Vivemos hoje o dia mais frio do ano, com termômetros marcando 3,7º e muitas dúvidas chegaram com ele.

Como prevenir doenças de inverno?

Como manter a saúde do meu filho com esse frio?

E a Covid-19, vai piorar?

Pensando em todas essas dúvidas que afligem os pais, trouxemos algumas dicas para cuidar e manter a saúde de nossas crianças. Em primeiro lugar precisamos ressaltar que a Covid-19 não é uma doença de inverno, como as gripes e influenzas e sim um vírus com muitas particularidades, o que pode aumentar nessa época de frio, são as dificuldades respiratórias e que podem ser confundidas com Covid-19 e sobrecarregar o sistema de saúde. Portanto, é importante manter alguns cuidados como:

· Evitar aglomerações- muito já tem se falado sobre evitar as aglomerações neste período de pandemia e para nossas crianças é ainda mais importante.

· Manter a vacinação em dia e principalmente tomar a vacina contra a gripe, porém não devemos deixar de lado as demais vacinas indicadas para cada faixa etária.

· Manter a casa limpa e arejada; Sim, mesmo no frio precisamos manter as janelas abertas, com o máximo de ventilação que for possível, para assim evitar a proliferação de doenças.

· Utilizar roupas adequadas para o tempo frio- As crianças devem utilizar roupas adequadas para o inverno, ou seja, moletons, casacos e calças, por exemplo. Apesar de essa recomendação ser seguida por muitas pessoas, muitos se esquecem de um ponto crucial: higienizar adequadamente essas roupas antes da utilização. Em muitos casos, as roupas para estação fria ficam guardadas por muito tempo, o que pode causar o acúmulo de poeira, por exemplo. A não higienização adequada antes do uso pode desencadear alergias.

· Cuidar da alimentação e da hidratação- Um alimentação saudável é um tema super importante, se alimentar adequadamente ajuda a prevenir doenças em qualquer estação do ano. A hidratação é também fundamental, portanto sempre ofereça água e sucos naturais para a criança.

· Umidificadores: Esses geralmente são muito indicados em épocas de frio, porém neste momento de pandemia, o pedido das instituições de saúde é para que se evite o uso desses equipamentos, evitando a contaminação por Covid-19, caso alguém da casa esteja com o vírus o umidificador colabora para a proliferação do mesmo.

· É importante lembrar que as crianças que realizam terapias, precisam dar continuidade ao tratamento, principalmente as que precisam de terapias respiratórias, lembre-se sempre de conversar com o médico e com os terapeutas que acompanham seu filho para decidirem o melhor a ser feito em prol da saúde da criança.

14 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids