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  • Juliana Umar

O que são fonemas e como trabalhá-los


A fonética é a responsável pelo estudo dos sons da fala, essa parte da linguística trata dentre outros tópicos, dos fonemas. Mas você sabe o que são fonemas?

Basicamente, fonemas são as menores unidades sonoras da fala que quando articulados e combinados formam sílabas e vocábulos, no português brasileiro existem cerca de 33 fonemas.

Para entendermos mais facilmente o que são fonemas, geralmente a nossa indecisão sobre a grafia ocorre frente aos sons que têm mais de uma representação gráfica, como por exemplo: “ch” e “x”, “s” e “z”, “ss” e “ç”, “g” e “j”. Porém, algumas pessoas também trocam letras que têm apenas uma representação gráfica, como “p” e “b”, “t” e “d”, “f” e “v”, “c” e “g”.

Ao trocar uma simples letra, podemos mudar totalmente a palavra: faca/vaca; chato/jato etc. Por isso, em fonoaudiologia “par mínimo” são duas palavras que se diferenciam apenas por um fonema. Essas distinções podem ocorrer apenas pela vibração das cordas vocais, sendo assim, dizemos que esses pares de som têm o mesmo modo e ponto articulatório, por isso não há uma pista visual de suas diferenças, como é o caso de V e F, tente produzir o som dessas letras sem colocar vogal:

vvvvvvvvvvv… e ffffffffffffff

Viram só? A posição dos lábios, língua e dos dentes foi exatamente a mesma,o que muda é apenas a vibração das pregas vocais ao emitir o som. Por isso, chamamos de sonoros os fonemas produzidos com a vibração das pregas vocais.


Diversas atividades e brincadeiras podem ajudar a melhorar o som dos fonemas:

  1. Escreva palavra que se iniciam com a letra trabalhada e peça que a pessoa ligue ás figuras que as representam.

  2. Peça que façam o som da letra trabalhada e coloquem a mão no pescoço para sentir o movimento das cordas vocais.

  3. Faça um ditado com as palavras que se iniciam com o mesmo som.

  4. Peça para completarem com a letra inicial: para tanto terão que abusar de pista táteis. Por exemplo, usando “ACA”, quando se pronuncia “vaca ou faca”.

  5. Jogue bingo: confeccione cartelas com palavras que se iniciem com o grafema trabalhado. Depois, é só distribuí-las entre os alunos e, logo após, fazer um ditado para que eles as marquem.

  6. Brinque de “STOP”: em grupo ou individualmente, os alunos deverão escrever um nome, uma cor, uma cidade, um animal, uma fruta, um objeto, entre outras palavras que se iniciem com o grafema trabalhado. Depois, trabalhe o fonema nas demais posições da palavra.

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