O que você precisa saber sobre Testes Covid-19

Hoje falaremos sobre os testes de Covid-19 disponíveis para realização.

Existe atualmente no mercado uma série de testes e por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria o mais efetivo.

Pensando nessas dúvidas iremos detalhar os tipos de testes existentes.

RT-PCR

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe, esse é o teste realizado nas instalações hospitalares.

Para que esse teste seja realizado é necessário a solicitação de um médico, podendo a coleta ser feita entre o 3º e o 10º dia após o início dos sintomas.

Sorologia

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

A indicação para esse teste é após 10 dias do início dos sintomas, caso o exame seja feito fora do período adequado, pode resultar em falso negativo e por isso a realização desse exame necessita de solicitação médica.

Testes rápidos

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno e os de anticorpos. A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. Porém, o Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos, o que causa grande dificuldade de um diagnóstico exato.

Os testes rápidos para COVID-19 são similares aos testes de farmácia para gravidez. No caso do teste para COVID-19, faz-se uso de uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo.

Claro que os testes rápidos são uma ferramenta a mais para podermos enfrentar esse vírus e algumas orientações são importantes para um diagnóstico correto. O ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia. Em caso de dar negativo, o ideal é repetir o teste após alguns dias.

Tudo nesse momento de pandemia é muito novo e por isso precisamos ter discernimento e paciência e seguir todas as orientações das instituições de Saúde.