Buscar
  • Cintia Aleixo

Origem da Festa Junina



Que brasileiro ama uma festa junina, isso todo mundo sabe! Mas você sabe as histórias da origem dessa festa tão colorida e cheia de alegria?

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina".

• A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

• Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

Principais tradições

As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam, o que podemos fazer é usar os balões decorativos que não trazem nenhum risco e deixam o ambiente mais alegre.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Esse também é o costume aqui no Paraná e nós amamos um quentãozinho acompanhado de uma boa pamonha.

Gostou de conhecer um pouquinho mais dessa festa deliciosa?

Então fique de olho que vamos falar mais sobre o tema no decorrer dessa semana.

0 visualização
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids