Buscar
  • Cintia Aleixo

Psicomotricidade Aquática. O que é?



A psicomotricidade é uma ciência da saúde e representa a expressão motora através da utilização psíquica e mental do indivíduo, transformando o pensamento em ato motor harmônico, visto que o ato de nadar não é natural do ser humano, é algo que precisamos aprender e controlar. A função principal da psicomotricidade é gerenciar e organizar as informações enviadas pelo cérebro.

Algumas pessoas não conseguem realizar alguns movimentos e dentro da água, em atividades devidamente planejadas, esses movimentos tornam-se possíveis de serem realizados. Desta forma a Psicomotricidade Aquática ajuda a melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com o empuxo e a ação da gravidade, além de ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.

Os objetivos de a Psicomotricidade Aquática trabalhar a coordenação motora possibilitando desafios e na água, melhorar o tônus muscular e a postura que são modificados de acordo com empuxo e a ação da gravidade, realizar exercícios de equilíbrio, trabalhar a esquematização corporal onde ira ajudar o paciente a se adaptar com relação ao espaço e o tempo.

Benefícios da Psicomotricidade Aquática

O prazer que as atividades aquáticas podem proporcionar, aliado à uma boa interação profissional, levam a processos de aprendizagem que ajudam a estabelecer uma nova maneira de ser e fazer.

Além do conhecimento adquirido através de estudo na área, o psicomotricista precisa também estar inteirado do histórico de cada paciente que irá atender, para que seu planejamento terapêutico seja traçado conforme a necessidade de cada indivíduo.

A psicomotricidade pode beneficiar diversas áreas do desenvolvimento humano como:

Desenvolvimento motor- promove o desenvolvimento do esquema corporal, equilíbrio muscular, coordenação geral e segmentar, também previne desvios posturais e atrasos psicomotores.

Desenvolvimento cognitivo- favorece o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas, concentração, aprendizagem construtiva e experimentação de novos desafios.

Desenvolvimento Emocional- aumenta a autoconfiança, regulação de emoções, comunicação e socialização.

Além dessas áreas a psicomotricidade aquática ajuda ainda a desenvolver a sensibilidade de contraste, diferenciação de cores, noção de profundidade e espaço e discriminação das características dos sons.

Quem pode ser beneficiado pela Psicomotricidade Aquática

A Psicomotricidade Aquática pode beneficiar inúmeros grupos de pessoas com necessidades diferentes. É preciso avaliar a necessidade do indivíduo e se essa atividade será importante para o seu desenvolvimento.

585 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids