Sarampo e a Importância da Vacinação

O sarampo é uma doença grave, causada por um vírus. Pode ser transmitida por tosse, fala, espirro ou até mesmo por respiração, se a pessoa contaminada estiver próxima. Por ser de fácil contágio, a única maneira de evitar o sarampo é a VACINA!

Sintomas

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem;

· Coriza;

· Tosse;

· Manchas no corpo e no rosto;

· Coceira;

· Conjuntivite;

· Febre alta;

· Infecção no ouvido;

· Erupção cutânea;

Com as crianças a doença pode ser mais perigosa, pois elas possuem o sistema imunológico mais frágil e podem desenvolver quadros de pneumonia, convulsões e pode ser fatal.

Diagnóstico

Para diagnosticar o sarampo, o quadro de febre deve ter duração de pelo menos três dias e a presença de um dos três sintomas;

1- Tosse

2- Coriza

3- Conjuntivite

Tratamento

Infelizmente não há tratamento específico para Sarampo, geralmente os pacientes são isolados e recebem tratamento para os sintomas, devendo se recuperar em duas ou três semanas, mesmo assim os números são alarmantes cerca de 20% das pessoas com sarampo morrem por complicações da doença, como, diarreia, desidratação, inflamação no cérebro, infecções e etc.

Prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma vacina segura e debaixo custo e as campanhas de vacinação vem diminuindo os casos da doença. A vacinação é a melhor forma de proteção, mesmo depois de a doença ter começado a se espalhar, pois ainda é capaz de reduzir o número de mortes, por isso é preciso ficar atento para as campanhas de vacinação, pois para acabarmos com os surtos da doença, 95% da população precisa estar imunizada.

Quem deve se vacinar?

· Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

· Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

· Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adultos devem se vacinar?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

· Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

· Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

· De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;

· De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

Os tipos de vacinas são:

· Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;

· Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;

· Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Caso você perceba em você ou alguém próximo, os sintomas do sarampo, dirija-se imediatamente a um hospital, mas o melhor remédio é sempre a PREVENÇÃO, por isso VACINE-SE.