Sarampo e a Importância da Vacinação

O sarampo é uma doença grave, causada por um vírus. Pode ser transmitida por tosse, fala, espirro ou até mesmo por respiração, se a pessoa contaminada estiver próxima. Por ser de fácil contágio, a única maneira de evitar o sarampo é a VACINA!
Sintomas
Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem;
· Coriza;
· Tosse;
· Manchas no corpo e no rosto;
· Coceira;
· Conjuntivite;
· Febre alta;
· Infecção no ouvido;
· Erupção cutânea;
Com as crianças a doença pode ser mais perigosa, pois elas possuem o sistema imunológico mais frágil e podem desenvolver quadros de pneumonia, convulsões e pode ser fatal.
Diagnóstico
Para diagnosticar o sarampo, o quadro de febre deve ter duração de pelo menos três dias e a presença de um dos três sintomas;
1- Tosse
2- Coriza
3- Conjuntivite
Tratamento
Infelizmente não há tratamento específico para Sarampo, geralmente os pacientes são isolados e recebem tratamento para os sintomas, devendo se recuperar em duas ou três semanas, mesmo assim os números são alarmantes cerca de 20% das pessoas com sarampo morrem por complicações da doença, como, diarreia, desidratação, inflamação no cérebro, infecções e etc.
Prevenção
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma vacina segura e debaixo custo e as campanhas de vacinação vem diminuindo os casos da doença. A vacinação é a melhor forma de proteção, mesmo depois de a doença ter começado a se espalhar, pois ainda é capaz de reduzir o número de mortes, por isso é preciso ficar atento para as campanhas de vacinação, pois para acabarmos com os surtos da doença, 95% da população precisa estar imunizada.
Quem deve se vacinar?
· Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
· Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
· Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adultos devem se vacinar?
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
· Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
· Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
· De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
· De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
Os tipos de vacinas são:
· Dupla viral - Protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
· Tríplice viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
· Tetra viral - Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
Caso você perceba em você ou alguém próximo, os sintomas do sarampo, dirija-se imediatamente a um hospital, mas o melhor remédio é sempre a PREVENÇÃO, por isso VACINE-SE.