Buscar
  • Juliana Umar

Terapia por Contensão Induzida



A Técnica de Terapia por Contensão Induzida, também denominada como terapia do uso forçado; terapia da restrição ou terapia do movimento induzido foi criada em 1980 por Edward Taub e tem como objetivo restituir total ou parcialmente a independência individual. É utilizado em alterações motoras de membros superiores, comuns em pacientes com Paralisia Cerebral e outras patologias neurológicas. A restrição da mão não é o principal componente da TCI, e sim um estímulo para que o paciente não use o membro sadio em suas atividades.

Basicamente a TCI consiste no treinamento intensivo, prática de repetições funcionais por um período pré-determinado, na contensão do membro não parético (afetado) na maioria do tempo em que o paciente estiver acordado. É caracterizado pela repetição de partes da tarefa funcional, consiste na aplicação de um conjunto de métodos comportamentais para reforço de adesão destinado a transferir os ganhos feitos no ambiente clínico para o mundo real do paciente.

Essa técnica deriva da neuropsicologia e tem como objetivo recuperar a função do membro superior acometido por uma lesão. A Terapia por Contensão Induzida pode em longo prazo trazer muitos ganhos para a qualidade de vida dos pacientes, trazendo funcionalidade a membros antes paréticos.

Na Neurokids clínica de Reabilitação Neurológica, temos profissionais capacitados e aptos a realizar atendimentos utilizando Terapia por Contensão Induzida. Agende já sua visita e venha conhecer a equipe dedicada para atender a sua família.



0 visualização
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids