• Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids 

Search
  • Cintia Aleixo

TIPOS DE BANDAGEM


Trata-se de uma faixa de tecido, geralmente algodão ou linho que é usado para cobrir uma parte do corpo que esteja ferida. O uso mais frequente das bandagens é para cobrir lesões cutâneas, imobilizar ou tratar lesões. Comumente usada para cobrir com ataduras alguma parte do corpo que foi afetada por uma lesão, a fim de evitar complicações.

Existem inúmeros tipos de bandagens:

· Circular: Essa atadura é enrolada em volta da parte lesionada.

· Espiral: geralmente usado nas extremidades e consiste em enrolar todo o material pelo local lesionado, cobrindo apenas dois terços do curativo da volta anterior. Pode ser Ascendente, Descendente ou Reversa.

· Cruzada, em oito ou espica: este tipo de bandagem é usado nas articulações, é preciso flexionar levemente a articulação e fazer duas ataduras circulares no centro.

· Capacete: esta bandagem é usada para ferimentos na cabeça. Isso pode ser feito com uma ou duas bandagens.

· Bandagem Simples: A lesão é revestida com diversas voltas de ataduras, malha elástica ou látex.

· Bandagem completa: Tipoia é um exemplo dessa bandagem.

Os tipos de bandagem que são mais usadas em casos neurológicos são as rígidas e elásticas e atuam no estímulo proprioceptivo. A vantagem principal das bandagens elásticas é o conforto durante a execução de movimentos, minimizando riscos de lesões na pele por atrito.

A bandagem elástica pode ser facilmente removida pelo próprio paciente, seja para limpeza ou manutenção da mesma. É feita de material elástico, adere-se ao formato do local fraturado e pode ser retirado e higienizado.

As bandagens elásticas mais conhecidas são a Kineseo Tape e a Dynamic Tape e engana-se quem acredita que as duas tem a mesma funcionalidade.

· Kineseo Tape: bandagem com possui elasticidade longitudinal, mas não transversal. É uma órtese indicada para proteger uma articulação ou músculo.

· Dynamic Tape: Possui elasticidade em todos os sentidos e potencializa a execução de um gesto, permitindo uma melhor dinâmica muscular e articular.

As bandagens usadas de forma correta podem trazer inúmeros benefícios. Deve sempre ser aplicada por um profissional qualificado.

526 views