Você sabe o que é Disfagia?

O que é Disfagia? Disfagia é qualquer problema no processo de deglutição que impeça ou dificulte uma alimentação normal, a palavra Disfagia significa- dys= alteração/ phagein= comer, ou seja, alteração no ato de comer. Disfagia, pode ser considerada uma doença de base podendo acometer qualquer parte do trato digestivo desde a boca até o estômago. Além de ser uma alteração, a disfagia pode ser um sintoma comum de várias doenças. Principais sintomas da disfagia: • Tosse ou engasgo com alimento ou saliva; • Pneumonias de repetição; • Refluxo gastresofágico; • Febre sem causa aparente; • Sensação de bolo na garganta; • Recusa alimentar; • Sonolência durante as refeições.

Sinais esperados para um indivíduo disfágico: • Dificuldade para realizar preensão oral do alimento; • Dificuldades durante a mastigação; • Redução do controle oral do alimento na cavidade oral; • Escape do alimento para a faringe; • Regurgitação nasal ou oral; • Lentificação para a manipulação e preparo do alimento para deglutir; • Engasgos frequentes para qualquer consistência alimentar; • Insegurança e ansiedade no momento de refeição; • Qualidade vocal molhada, hipersecreção constante e alterações do padrão respiratório. Para realizar a avaliação e acompanhamento da Disfagia dois profissionais são fundamentais, o Fonoaudiólogo e Nutricionista. Em conjunto com seu médico estes profissionais irão avaliar as causas funcionais desta disfunção e elaborar um projeto terapêutico individualizado e voltado para as necessidades de cada paciente.

Se você reconheceu algum dos sintomas, agende um horário com um de nossos profissionais de fonoaudiologia pelos telefones: ☎️(41) 3128-2828, 3619-7460, 99984-6783 ➡️Mais dúvidas através do site: www.clinicaneurokids.com.br