• Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube

Orgulhosamente criado por Neurokids

© 2019 por Neurokids 

Search
  • Cintia Aleixo

Você sabe o que é psicopedagogia



O Psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Ele inicia o seu tratamento com o diagnóstico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Irá investigar o que não está bem com a criança em relação a uma conduta esperada a aprendizagem. Nessa investigação busca-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no processo, esclarecendo a queixa da família e da escola.


Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, é realizada uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem.


A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas. Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica.



40 views