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A psicoterapia infanto-juvenil tem por finalidade trabalhar em questões de ordem psicológica e comportamental, tais como ansiedade, depressão, dificuldade de relacionamento e baixa autoestima. A terapia deve ser planejada e adaptada as necessidades especificas de cada crianças, e a eficácia da intervenção deve ser medida com seus próprios avanços. Para tanto, os atendimentos psicológicos buscam alguns objetivos, dentre eles fortalecer a estrutura emocional do paciente, permitir que compreenda as causas do que lhe acomete para que possa encontrar recursos psíquicos para lidar como suas dificuldades, desenvolver meios de agir, além de ajudar a relacionar problemas pontuais.

A Estimulação Cognitiva tem como enfoque preservar ou aprimorar o desenvolvimento dos processos mentais que se encontram na cognição.Busca desenvolver as capacidades e funções cognitivas que a criança em seu desenvolvimento vem apresentando como atrasos ou dificuldades. As funções cognitivas estão diretamente relacionadas a memória, raciocínio, atenção, capacidade de análise e síntese, resolução de problemas, reversibilidade e organização do pensamento entre outras.

O Psicopedagogo é um profissional preparado para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando no seu diagnóstico, no tratamento do problema já instalado e na sua prevenção. Ele inicia o seu tratamento com o diagnóstico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Irá investigar o que não está bem com a criança em relação a uma conduta esperada a aprendizagem. Nessa investigação busca-se obter uma compreensão global da forma de aprender e dos desvios que estão ocorrendo no processo, esclarecendo a queixa da família e da escola. 

Após identificar os aspectos que envolvem a dificuldade de aprendizagem, é realizada uma intervenção psicopedagógica. Esta irá trabalhar a dificuldade específica do sujeito a fim de que se possa buscar um melhor desenvolvimento frente a dificuldade de aprendizagem apresentada, baseando-se em estratégias que possam recuperar por parte das crianças os conteúdos escolares que são considerados como deficitários, bem como a organização de hábitos de estudo e atividades lúdicas que visem a expressão de seus sentimentos em relação a escola e a aprendizagem. 

A intervenção deve compreender toda a dinâmica que envolve o processo de aprendizagem, como por exemplo, o processo do aluno em situação de sala de aula, na relação com o professor e os colegas frente às condições de ensino que lhes são oferecidas.  Assim, o psicopedagogo clínico pode atuar tanto na avaliação quanto na intervenção psicopedagógica.

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